quinta-feira, março 06, 2014

Março abre temporada de chuvas fortes

Depois de dois meses com os termômetros marcando temperaturas em torno dos 35ºC, os institutos de meteorologia afirmam que o calorão chegou ao fim e março será um mês de temperaturas baixas e com chuvas fortes e constantes. No Carnaval, já foi possível perceber a queda nos termômetros e também o aumento de nuvens, com presença de chuva na sexta-feira e no sábado. 
Segundo o meteorologista do Clima Tempo, César Soares, o que se viu em janeiro e fevereiro em toda a região Sudeste foi atípico. “Um bloqueio atmosférico, localizado no Oceano Atlântico impediu a chegada de frente fria nestes dois meses e manteve o grande ar de massa quente que permitiu um tempo firme neste período. Geralmente, a temperatura chega aos 40ºC, um dia antes da chegada da frente fria, o que não ocorreu por causa do bloqueio”, explicou.
O especialista garantiu que os dias de altas temperaturas acabaram e que há risco de pancadas de chuvas fortes nos próximos dias. “Hoje já tem previsão de chuva intensa e o tempo vai ficar instável até o fim de semana. De sexta para sábado está previsto para chover 50 mm, o que é muito para um dia”. César destacou, porém, que o volume de chuva previsto para o mês de março é inferior ao registrado no mesmo período de 2013, quando a cidade sofreu com deslizamentos e enchentes. “Entretanto, é importante ressaltar que qualquer chuva forte pode causar alagamento, portanto, exige atenção”, comentou. 
Sobre a  temperatura, ele ressaltou que não deve ultrapassar os 21ºC. “Março será marcado com maior presença de frentes frias. Os episódios de calor intenso chegaram ao fim, uma vez que, o verão termina no dia 20”, concluiu. 
Questionada, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil informou que opera em estado de atenção até o fim do verão e que todos os agentes estão prontos para atuar em caso de necessidade. “Uma série de ações estão sendo desenvolvidas para garantir a segurança da população, como por exemplo, as Unidades de Proteção Comunitária – UPC – com ações de prevenção que devem ser desenvolvidas na comunidade e como deixar mais segura a região atendida. Além disso, os agentes operacionais e os técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, frequentemente, passam por cursos de capacitação e aperfeiçoamento. O município também conta com o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), medida fundamental para a prevenção de desastres das chuvas. Atualmente, são 45 Nudecs na cidade”, informou por meio de nota. 
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: