sábado, março 22, 2014

Colégio Santa Isabel comemora 150 anos

Foto: Divulgação
O Colégio Santa Isabel completou 150 anos de existência em 2014. Fundado em 1864 a instituição que atua por meio da educação Vicentina, Província das Filhas da Caridade do Rio de Janeiro, abriga 760 alunos do maternal ao ensino médio. A meta é que até 2017 o local se torne referência em educação reconhecida por excelência na qualidade de ensino. O maior diferencial da escola é a formação humana completa, que abrange desde o conteúdo acadêmico aos valores missionários e comportamentais.

Desde setembro do ano passado começaram as comemorações para esta data tão importante, que relembra a chegada das primeiras irmãs de caridade do Rio de Janeiro à Petrópolis. Sempre envoltas no trabalho do bem, as fundadoras da instituição iniciaram as atividades de maneira modesta, em uma escola destinada à educação de meninas pobres. Em apenas poucos meses o local já abrigava cerca de 100 alunas, e não tinha mais condições de manter tantas jovens, assim como o aluguel. Por isso as irmãs pediram ajuda a uma condessa do Rio Novo, que acabou lhes cedendo a casa onde funciona atualmente o colégio, na Rua do Imperador, n°58. 
Ao longo de tantos anos centenas de estudantes se formaram no local, uns seguiram diferentes carreiras e outros se mantiveram na vida religiosa, o que não impediu os laços de amizade entre as gerações, tendo em vista que o espaço recebe frequentemente ex alunos. “Como os estudantes são tratados individualmente, sempre tendo suas particularidades respeitadas, é normal que todos criem vínculos. Por este motivo a festa  da tarde desta sexta-feira é aberta para pais, estudantes e claro ex alunos”, contou a Irmã Selma Aparecida dos Santos. 
Esse ano o tema escolhido para este momento foi a “Campanha da Fraternidade, Tráfico humano”, com o intuito de se manterem sempre próximos aos ensinamentos de Santa Luzia, levando em consideração que a missionária presava muito por questões relacionadas ao apelo da sociedade. “Respeitando os preceitos que seguimos, as festividades realizadas por nós serão durante uma missa, que na verdade é a demostração do nosso ápice de fé”, complementou Irmã Sandilene. 
Para marcar ainda mais os 150 anos da instituição, um memorial está sendo elaborado contendo fotos, móveis e informações que descrevem o início da trajetória das Filhas da Caridade do Rio de Janeiro aqui na cidade. “Ainda não há previsão para lançarmos este trabalho, por que estamos ainda no processo de seleção e busca mesmo de material. São muitos papeis, relatos e imagens que estamos 
colhendo. Sem contar é claro com o relato precioso de pessoas que atuam no colégio há mais de 30 anos”, afirmou Irmã Sandilene. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: