sexta-feira, março 07, 2014

Campanha de vacinação contra HPV começa na próxima semana

Começa nesta segunda-feira (10/3) a Campanha Municipal de Vacinação Contra o Vírus HPV. As vacinas estarão disponíveis em todos os postos e unidades de saúde e, agora, passam a fazer parte do calendário nacional de imunização.
Nesta primeira fase da campanha, meninas entre 11 e 13 anos receberão as doses. A meta é vacinar 80% do público-alvo. Nesta faixa etária existem, na cidade, sete mil meninas.
A coordenadora do setor de Epidemiologia, Elisabeth Wildberger, ressalta que a vacinação está entre as estratégias de prevenção mais utilizadas no combate ao câncer de colo de útero, assim como a detecção precoce com a realização do exame Papanicolau (conhecido como preventivo), o uso de preservativo e ações educativas. A doença é a terceira causa de morte por neoplasias em Petrópolis. Representa cerca de 9% das mortes.
“A campanha vai servir como um alerta para a população feminina, conscientizando sobre a importância da prevenção. Apesar da alta incidência, este tipo de câncer tem grandes chances de cura quando diagnosticado precocemente. Isso evidencia a importância das consultas regulares ao ginecologista e também da realização regular dos exames, recomendados a partir dos 25 anos de idade”, destacou Elisabeth.
O câncer de colo do útero manifesta-se normalmente a partir da faixa etária de 25 a 29 anos, aumentando seu risco até atingir o pico na faixa etária de 50 a 60 anos. A vacina que será distribuída pelo Ministério da Saúde é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos do HPV que podem causar a doença. Seguindo orientação do ministério, a vacinação será dividida em três etapas. A primeira começa em março, para adolescentes de 11 a 13 anos. Em 2015 receberão a vacina meninas que têm entre nove e 10 anos e, a partir de 2016, a dose começará a ser ministrada aos nove anos.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: