quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Músicas que enfeitam paredes: projeto resgata a tradição do velho CD

Você já se imaginou decorando a sua casa com um quadro lindo que, de quebra, é abrigo para um CD composto por músicas lúdicas e educativas? Essa opção existe e leva o nome de “Músicas que encantam paredes”, criado pelo paranaense Gabriel Gariba. O projeto pode ser considerado um álbum  de música, um quadro legal para sua parede ou os dois.  São cinco quadros, cada um possui um CD com canções escritas pelo próprio Gabriel.  No total, são cinco músicas, cada uma com um design próprio que leva o nome da música.  Quem quiser mais informações sobre o projeto pode acessar o site www.musicasqueenfeitamparedes.com.br.
“Nesse projeto uni duas  coisas que gosto muito, a música e as artes gráficas.  Já tem alguns anos que componho e senti necessidade  de registrar algumas canções. Ao mesmo tempo pensei em dar uma releitura ao bom e velho CD. Resolvi brincar com o formato tradicional do encarte e transformá-lo em  um objeto decorativo, um quadro que possui  a representação visual das minhas músicas, além do CD.
 As músicas contaram com a participação de Marcelo Pereira  (Instrumentos e Arranjos), Fabrício Caldeira (Instrumentos),  Dimitri Heler (Mix e Master) e Juliane Fiorezi (Produção). O projeto ou álbum é independente e feito com muito carinho”, afirma Gabriel.
Conseguir juntar o design com a música foi um grande passo para a vida de Gabriel. “Comercialmente eu trabalho com design, que é meu ganha pão. E pensei, por que não fazer algo que juntasse as duas coisas? Essa ideia surgiu também num momento em que eu não estava muito feliz com o que estava fazendo profissionalmente. Queria criar algo que não tivesse interferência de ninguém, somente a minha.  Sou formado em Comunicação Social, trabalhei muito tempo com propaganda, como diretor de arte. Por outro lado, minha formação musical é mais informal, aprendi um pouquinho ali, outro pouquinho lá”, conta.
Apesar da invenção inovadora, Gabriel acredita que o material que ele criou é apenas uma obra. “Minha intenção era fazer com que as pessoas absorvessem meu trabalho destas duas formas que apresento, tanto o quadro quanto as músicas. Pois, para mim, criei apenas uma obra. Os quadros completam as músicas e vice-versa. A brincadeira com o CD realmente foi desafiar a real utilidade dele hoje, uma vez que tudo está disponível na internet. Outro ponto interessante é que no momento em que as pessoas veem um quadro meu exposto, descobrem que o CD possui música, isso gera uma curiosidade e vontade de entender o projeto”. Quem quiser comprar um quadro clica em "eu quero" que está embaixo dos posters no site. Ou pode acessar diretamente: http://www.caixafilosofal.com.br/artistas/gabriel-gariba.html.
A inciativa é resultado de uma parceria recente com pessoal do estúdio Caixa filosofal que apoia artistas independentes. O site disponibiliza a loja virtual e o pagamento e calculo de frete por de ser feito via web. Para falar com Gabriela, os interessados podem entrar em contato através do e-mail garibamusicas@gmail.com ou, ainda, mandar um recadinho na fanpage: https://www.facebook.com/musicasqueenfeitamparedes.
Fonte:Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: