quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Chuva muito abaixo do normal pode comprometer abastecimento de água na cidade

Após um período de quase um mês sem chuva, o acumulado dos últimos dias não foi o suficiente para que os mananciais da cidade tivessem um aumento significativo no volume de água. Com a chuva muito abaixo da média nos primeiros meses do ano, sistemas secundários e alternativas de abastecimento podem ser acionados, e a população deve racionalizar o consumo de água.
De acordo com dados da rede Somar Meteorologia e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no mês de janeiro de 2014 choveu 147 milímetros em Petrópolis, bem menos que a média de 320 milímetros. Em fevereiro os dados são ainda mais alarmantes, choveu apenas 94,5 milímetros, menos que um terço do considerado normal para o mesmo mês, que é de 308mm.
Embora Petrópolis ainda não enfrente problemas com o abastecimento, por conta da estiagem, a concessionária Águas do Imperador informou que é importante a população se conscientizar e economizar água, utilizando-a de forma criteriosa e evitando qualquer tipo de desperdício. É importante também fazer a adequação de reservatórios caseiros, pois o consumo médio de uma pessoa, de 200 litros diários, é multiplicado em dias mais quentes.
O nível dos reservatórios ainda não é o mais crítico, porém, a quantidade de água pode não ser o suficiente para abastecer a cidade no caso de um prolongamento do período de estiagem. A concessionária informou ainda que os mananciais são monitorados constantemente, e caso haja necessidade, serão direcionados caminhões-pipa para que a população não fique sem água, no caso de problemas pontuais.

Não há previsão de chuva significativa para os próximos dias
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deverá ficar firme até pelo menos o próximo sábado (1º), quando podem ocorrer pancadas de chuva na parte da tarde, mas o acumulado não passa dos 5mm. Já de acordo com o Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE), a possibilidade de chuva é quase nula até pelo menos o fim do carnaval. E a situação só deve se normalizar com a chegada de alguma frente fria, ou por conta da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que traz a umidade da Amazônia, provocando acumulado significativo. Porém, ainda não há previsão de quando essas frentes devem voltar a atuar.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: