terça-feira, fevereiro 04, 2014

Aplicativo de celular vira ferramenta de combate ao crime

Foto: Roque Navarro
Lançado no dia 21, pelo Disque Denúncia do Rio de Janeiro, o novo canal de registro de denúncias, pretende utilizar o poder da internet e a difusão dos smartphones para combater o crime no estado. Por meio da rede de conversas eletrônicas via internet, WhatsApp, onde além de texto, o usuário pode compartilhar fotos, vídeos e áudios, o Portal Procurados.Org pretende ajudar as polícias civil e militar a localizar bandidos foragidos e coibir o tráfico de drogas.

A iniciativa, segundo o coordenador do núcleo de procurados e desaparecidos, que por questão de segurança, pediu para não ter o nome divulgado, surgiu a partir da iniciativa do jornal Extra, da cidade do Rio de Janeiro, que criou um canal no aplicativo, para receber denúncias. “Houve um grande volume de denúncias ali, o que nos chamou atenção para o potencial do aplicativo”, explica.
Desde que a conta foi criada e começou a ser divulgada pelo Procurados.Org, em média dez denúncias chegam por dia, muitas com fotos de suspeitos. “Está dentro da nossa expectativa. A grande maioria dessas denúncias são de localização de procurados da justiça ou de pontos de venda de drogas. Nós coletamos os dados e repassamos para a polícia civil e para os batalhões da Polícia Militar”, informa o coordenador.
O responsável pelo núcleo de procurados avalia as vantagens e desvantagens do aplicativo, nos dez dias que vem sendo utilizado. “Já aconteceu de recebermos muitas denúncias em que a única garantia de que aquela informação pudesse ser verdadeira era a voz da pessoa do outro lado da linha. Agora é possível, com o Whatsapp, conversar com a pessoa e pedir para que ela tire uma foto, envie um vídeo, grave um áudio. Além disso, digitar um texto é muitas vezes uma forma mais discreta de fazer a denúncia do que falar ao celular”, destaca o coordenador, que aposta ainda no alcance do aplicativo. “O limite é o espaço que a internet propicia. Não fica restrito à cidade ou ao estado do Rio de Janeiro. Recebemos nesses primeiros dias fotos de procuradas enviadas de outros estados, que já foram encaminhadas para a inteligência da polícia”.
Uma desvantagem em relação à ligação simples no entanto é que o plicativo mostra o número e muitas vezes a foto do usuário. No entanto, o coordenador não vê isso como um problema e garante que o usuário da web ferramenta tem a mesma garantia de anonimato de quem utiliza o telefone. “Apenas eu tenho acesso às denúncias do aplicativo. Damos a mesma garantia que oferecemos a 
quem nos liga. Nenhum dado do denunciante é divulgado”, garante.

Para fazer a denúncia instantânea, é necessário utilizar o número 21 968021-650. O atendimento do Disque Denúncia continua sendo realizado também por meio do telefone 2253-1177.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: