quarta-feira, fevereiro 19, 2014

A+ A A- Moradores dos distritos sofrem com ônibus lotados

Moradores de Itaipava, Nogueira e Bonsucesso estão reclamando da lotação dos coletivos pela manhã, nos horários entre 6h30 e 8h. Segundo eles o número de ônibus que está circulando não é suficiente para atender a demanda neste intervalo. Além disso, passageiros reclamam também da situação caótica do trânsito nos horários de pico. Quem mora nos distritos, como Pedro do Rio e Posse demora até 3 horas para chegar em casa - considerando o tempo em que ficam esperando o ônibus e o do trajeto. Nas sextas-feiras e fim de semana os engarrafamentos têm ficado ainda mais intensos. 
André Ferreira da Costa, de 37 anos, é motorista de uma empresa de turismo, no centro da cidade, mora em Nogueira e disse que esta situação vem se arrastando nos últimos meses e está atrapalhando sua rotina. “Muitos motoristas não param os coletivos alegando que estão cheios. Minha filha de 15 anos estuda no Liceu em Itaipava e tem chegado atrasada na escola diariamente. Agora ela começou a sair às 5h30 de casa, quando está escuro ainda para conseguir chegar às 7h. É necessário que a empresa coloque mais horários de ônibus pela manhã para conseguir atender os passageiros”, sugeriu.
A lotação dos ônibus não é o único problema enfrentado por quem depende do transporte público em Petrópolis. A jornalista Renata Souza, de 28 anos, mora na localidade de Vila Rica, em Pedro do Rio, há 15 anos e trabalha no centro. O trajeto de Petrópolis até sua casa está ficando, segundo ela, cada vez pior. “Na semana passada cheguei em casa chorando. Fui para o ponto de ônibus da Praça Dom Pedro, às 15h20 e fiquei  esperando um coletivo da empresa Turb, que faz a linha 700 que sai do centro em direção ao Terminal Itaipava. Estava cansada e quando apareceu um ônibus completamente cheio acabei entrando nele e fui do centro até Itaipava em pé com uma mochila pesada e carregando mais uma bolsa. Quando chegamos no Terminal Corrêas, o ônibus ficou ainda mais lotado”, disse. Segundo ela, a impressão é que houve uma diminuição do número de coletivos, o que deve estar acarretando a lotação diária, principalmente, nos horários de pico, onde além dos trabalhadores, tem também os estudantes que estão na hora de entrada (de manhã) ou saída (a tarde) das escolas. Em conversa informal com o motorista do coletivo, a jornalista foi informada de que a demora foi por causa do trânsito em Bonsucesso, Corrêas e em Itaipava.
Questionado, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), afirmou que no início desta semana houve um problema pontual com funcionários (motoristas e cobradores) da empresa Turb que chegaram atrasados e, por conta disso, não conseguiram cumprir a programação prevista para saída de ônibus, que é em um intervalo de 5 a 6 minutos saindo do Terminal Itaipava e da Rua Paulo Barbosa, das 6h às 8h. Segundo o sindicato, o problema foi contornado e, a partir de hoje, os ônibus irão sair no horário determinado pela empresa.
O Setranspetro informou também que foi enviado um ofício a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) pedindo que a fiscalização seja intensificada em pontos como na Rua Santos Dumont que, em horário de entrada e saída de alunos nas escolas, causam retenções na Rua Paulo Barbosa, que interferem diretamente na programação das viagens dos coletivos.
Município deve receber investimento de R$ 42 milhões nos próximos três anos para programas de mobilidade urbana
Questionada sobre a situação do trânsito na cidade, inclusive no período da Copa (meses de junho e julho), quando o município deve receber milhares de turistas e, consequentemente, irá aumentar o número de ônibus de turismo, carros de passeio e passageiros nos coletivos, a prefeitura respondeu que Petrópolis foi credenciada no programa PAC 2 -Mobilidade Urbana, que prevê investimentos de R$ 42 milhões para os próximos três anos. Os projetos básicos estão, segundo a prefeitura, sendo realizados e prevêem a solução de graves problemas de trânsito na cidade, como o trecho das Duas Pontes, a duplicação parcial da Rua General Rondon, a criação de corredores exclusivos para ônibus, a implantação de ciclovias e a reforma da rodoviária do centro.
A CPTrans esclareceu que estes projetos básicos estão em fase de apresentação e priorizam o transporte público. Já o Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) está debatendo o Plano de Mobilidade Urbana há seis meses, com a criação de um grupo de trabalho em conjunto com o Conselho da Cidade (ComCidade) voltado para o tema, para identificar as etapas de elaboração do plano e as formas de participação popular.
A prefeitura acrescentou que a Conferência da Cidade, prevista para acontecer em março terá como tema a mobilidade urbana.
Com relação à vinda de turistas nesta época, a CPTrans lembrou que, em 2013, a cidade teve 100% de ocupação hoteleira em vários momentos, e que, portanto, trata-se de uma demanda já experimentada pelo município. “Porém, a prefeitura vem realizando reuniões entre as secretarias para debater a melhor forma de receber os turistas, diminuindo as retenções no trânsito”, informou.
Outra medida tomada pela prefeitura para o período da Copa foi a adequação do calendário escolar, onde as aulas serão interrompidas no dia 13 de junho e retomadas no dia 14 de julho. A intenção  é reduzir os congestionamentos neste período.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: