sexta-feira, janeiro 31, 2014

Restrição de tráfego de caminhões também é desrespeitada na BR-040

Foto: Roque Navarro
A exemplo da falta de fiscalização em rodovias e estradas sobre restrição de determinados veículos em horários e dias específicos, como o caminhão que derrubou a passarela na Linha Amarela esta semana no Rio, e que não podia estar trafegando por ali naquele momento, Petrópolis também falha. Aqui, há restrições na Serra nos fins de semana, mas além de não ter efetivo suficiente para parar os caminhões na subida, a decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda deixa brechas que atrapalham. 

Segundo o chefe do Núcleo de Policiamento da 6ª Delegacia da Polícia Federal, Victor Freitas, os agentes rodoviários priorizam parar os veículos logo na subida do que a aplicação de multas.
“Quando nossa viatura está disponível e não é solicitada para qualquer problema como acidentes na estrada ficamos no quilômetro 100 para barrar os carros proibidos de passar durante os horários de restrição, mas somos um efetivo pequeno, o que atrapalha a fiscalização”, disse Victor.
Segundo ele, além de poucos agentes, as brechas deixadas pela resolução da ANTT também atrapalham, já que alguns destes veículos podem passar. Segundo a resolução 3997 de 2013, desde o dia 8 de fevereiro do ano passado, o tráfego de veículos de carga de três ou mais eixos fica proibido na Rodovia Washignton Luiz, BR-040 no trecho da Serra de Petrópolis, na posta de sentido Rio de Janeiro x Juiz de Fora, subida. Os dias de restrições são sextas-feiras e vésperas de feriados das 16 horas às 22 horas. Nos sábados, a proibição acontece entre às 8 horas até às 14 horas.
No entanto, não é difícil presenciar, o número grande de carretas que passam pela localidade, mesmo no horário estipulado para a restrição, como já foi divulgado pela Tribuna. 
Desde dezembro diversos acidentes com carreta na subida da Serra foram registrados, mas pelos menos dois deles foram em dias e horários de restrição. O mais grave aconteceu no dia 21, o sábado antes do Natal, quando uma carreta de carne tombou e pegou fogo, interditando totalmente a pista de descida. Já no dia 18, já neste mês, uma carreta que transportava uma carga de tecidos e material escolar, tombou na altura do km-72. Mais uma vez o motorista escapou com poucos ferimentos e o maior prejudicado foi fluxo de veículos, já que o trecho operou em meia pista durante a retirada do veículo e a limpeza do óleo, que deixou a pista escorregadia no trecho.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, há exceção para alguns veículos de carga de três ou mais 
eixos. Na resolução, no artigo 2, há a lista de casos que não precisam cumprir a restrição. São: veículos precedidos de batedores, veículos destinados à socorro de incêndio e salvamento, veículos de socorro e emergência, carros de polícia, fiscalização e operação de trânsito, veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento, veículos tipo motoneta, motocicleta, triciclo e quadriciclo,ainda que com "side car" ou reboques acoplados,  veículos em transporte de animais vivos e em transporte de cargas perecíveis.
A Polícia Rodoviária Federal, usa o monitoramento eletrônico para identificar os veículos pela placa. Os equipamentos estão instalados em trechos da subida da serra, mas mesmo assim fica difícil identificar o que está sendo transportado. A multa para quem desrespeitar a medida é de 80 ufirs, ou seja, cerca de R$ 70,00 para casa veículo.
“O valor é baixo, a lei precisa ainda ser revista para que de fato o motorista prefira respeitar a restrição e não pagar a multa”, disse Victor.
A restrição tem o objetivo de melhorar o fluxo para a Região Serrana e reduzir o risco de acidentes nesse trecho da BR-040, administrado pela Concer. A proibição, articulada pela Secretaria estadual de Transportes, em parceria com a concessionária, a ANTT e a PRF, vale para o trecho entre o Km 101, em Duque de Caxias, e o Km 82, próximo ao Pórtico do Quitandinha, em Petrópolis.
Em Caxias, o motorista encontra dois retornos antes do trecho sob restrição: no Km 107, última saída 
antes da praça de pedágio de Xerém (situada no Km 104), e no Km 101, já no começo da subida da Serra de Petrópolis, antes do ponto inicial da restrição. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

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