terça-feira, janeiro 28, 2014

Reforma de praça já dura oito meses e comércio sofre prejuízos na Avenida Leopoldina, em Nogueira

Obra iniciada em maio de 2013 ainda não terminou. / Foto: Marco Oddone
O comércio de Nogueira sofre prejuízo com o atraso na obra de reforma da Praça Marcondes Ferraz, no centro do bairro. Segundo os comerciantes, enquanto a praça está fechada por tapumes, devido à reforma, os antigos frequentadores da região deixaram de ir ao local por falta de área de lazer. A reurbanização, iniciada em maio de 2013, com conclusão prevista para outubro do mesmo ano, ainda não foi entregue.

Patricia Sampaio tem um comércio de frango há 22 anos, e está indignada com a demora no término da obra. "Acabou o comércio de Nogueira. Quando não é enchente, são essas obras. Meu lucro caiu em 50% depois que colocaram os tapumes ali. Sabemos que é pra melhorar, mas com essa demora toda, esse tempo todo com a praça fechada, ninguém mais vem pra cá!", exclamou.
Anderson Cordeiro, comerciante há oito anos, também está descontente com o atraso. "Falaram que iam entregar aqui em outubro, depois disseram que seria em dezembro, aí jogaram pra janeiro, e até agora nada. Enquanto isso só estamos perdendo. No fim do ano passado fizeram uma reunião aqui e o prefeito disse que vai entreguar tudo pronto em março. Só acredito agora se eu ver", disse.
A proprietária de um mercado em frente à praça, contou que já pensou até em fechar o estabelecimento. "O movimento não diminuiu, o movimento parou. Até mesmo quem mora aqui, não dá essa volta toda pra comprar no mercado. Eles preferem comprar do outro lado. A gente pensou até em fechar o mercado, porque a situação está terrível", informou Marli Pereira, que tem comércio ali há mais de 18 anos.

O morador e comerciante Tarcísio Bandeira, 50 anos, tenta ver com bons olhos toda a situação, já pensando no futuro do bairro. "Não temos que jogar a culpa no governo municipal. Temos que saber o porque desse atraso, mas não julgar sem saber o que está acontecendo. Essa praça vai ficar muito melhor quando tiver pronta. Temos que agradecer por isso. O movimento vai aumentar, as coisas vão melhorar, tudo isso aqui vai compensar depois", explicou Tarcísio.
A secretaria de Obras informou à Tribuna que a obra está dentro do prazo contratual.  Aconteceram apenas adequações aos cronogramas e medições junto à Caixa Econômica Federal (CEF), 
financiadora do projeto. A previsão é que até o fim de março a obra esteja finalizada.


A obra de reurbanização
A reforma da Praça Dadinho Marcondes Ferraz, na Avenida Leopoldina, no segundo distrito de Petrópolis, realizada por meio de um convênio com o Ministério do Turismo, foi anunciada em uma publicação no diário oficial do dia 30 de abril de 2013. Orçada em R$ 892 mil, a obra começou em 28 de maio do mesmo ano, e o prazo inicial para a conclusão era de 150 dias. 
Em setembro a Tribuna de Petrópolis esteve no local, atendendo a muitos pedidos de comerciantes, que já reclamavam de prejuízo provocado pelas obras, que apesar de ainda estarem dentro do prazo, nem 50% da praça havia sido reformada.
Na ocasião, a Secretaria de Obras informou, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social, que a reforma estava em andamento, e que o convênio com a Caixa Econômica Federal recebeu um aditivo para que as obras no local fossem prorrogadas por mais 90 dias, devendo então ser concluídas até o fim de janeiro. "A Secretaria ressalta que os meio-fios e os cordões dos canteiros já foram reformados. O palco, os caminhos internos e a infraestrutura elétrica também estão concluídos", dizia a nota divulgada em 29 de setembro de 2013.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: