segunda-feira, dezembro 09, 2013

Viagem de ônibus para o Rio fica ainda mais demorada

As ultrapassagens nas pistas de subida e descida da serra estão proibidas, assim como a velocidade dos ônibus foi reduzida. Essa é a nova rotina dos motoristas da empresa Unica que faz as linhas entre Petrópolis e a capital, cidades de Baixada Fluminense e Região dos Lagos, todas passando pela BR-040, a deteriorada Rio Petrópolis-Juiz de Fora. “A velocidade de subida permitida hoje aos nossos motoristas é de 50 km/h. Ela foi reduzida por questões de segurança. O piso ruim, a quantidade de caminhões pesados aliada à falta de sinalização e iluminação obrigou a empresa a adotar essa regra. Hoje, a velocidade de 60 km/h recomendada por nós para a pista de descida também vai ser reduzida diante da falta de manutenção da estrada. Não há outra solução para manter passageiros fora de risco”, afirma Luiz Assumpção, gerente operacional da empresa. Essas e outras questões estão sendo analisadas pela Comissão Especial instituída pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) para fiscalizar a obra da nova pista de subida da Serra. Presidida pelo deputado petropolitano Bernardo Rossi (PMDB), a Comissão vai focar também na condição da atual pista. “Até que a nova seja construída em 3, 5, 6 anos, a atual precisa de reparos emergenciais e nova forma de operação para garantir a segurança dos usuários”, defende. O tempo de vida útil dos ônibus da empresa Unica foi reduzido de 10 para apenas quatro anos, o custo de manutenção mensal da frota beira R$ 80 mil, um aumento de 20% nos últimos anos. “Ainda que os ônibus se mantenham em fila indiana na faixa da direita, pelo menos cinco espelhos retrovisores são danificados por semana por carretas em ultrapassagem”, revela Luiz Assumpção. A viagem de 2h30 em pistas de má qualidade obriga a empresa a colocar 90% da frota simultaneamente BR-040: pistas precárias fazem ônibus reduzir velocidade As condições precárias da pista da BR-040 impõem mais um sacrifício a milhares de petropolitanos no dia a dia: viagens de ônibus mais demoradas. em circulação para atender a demanda de mais de 10 mil passageiros ao dia. “As condições atuais das pistas são sinônimo de prejuízo para empresas, para motoristas particulares, para caminhoneiros, para a economia da cidade. Não poderia ter chegado ao estado que chegou, mas estando assim é preciso reforma urgente. Hoje, a pista de descida é menos pior, mas em pouco tempo ela vai estar igual ou ainda mais deteriorada que as faixas de subida da Serra”, resume o gerente operacional da Unica.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

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