As ultrapassagens nas pistas de subida e descida da serra estão
proibidas, assim como a velocidade dos ônibus foi reduzida. Essa é a
nova rotina dos motoristas da empresa Unica que faz as linhas entre
Petrópolis e a capital, cidades de Baixada Fluminense e Região dos
Lagos, todas passando pela BR-040, a deteriorada Rio Petrópolis-Juiz de
Fora. “A velocidade de subida permitida hoje aos nossos motoristas é de
50 km/h. Ela foi reduzida por questões de segurança. O piso ruim, a
quantidade de caminhões pesados aliada à falta de sinalização e
iluminação obrigou a empresa a adotar essa regra. Hoje, a velocidade de
60 km/h recomendada por nós para a pista de descida também vai ser
reduzida diante da falta de manutenção da estrada. Não há outra solução
para manter passageiros fora de risco”, afirma Luiz Assumpção, gerente
operacional da empresa. Essas e outras questões estão sendo analisadas
pela Comissão Especial instituída pela Assembleia Legislativa do Estado
do Rio (Alerj) para fiscalizar a obra da nova pista de subida da Serra.
Presidida pelo deputado petropolitano Bernardo Rossi (PMDB), a Comissão
vai focar também na condição da atual pista. “Até que a nova seja
construída em 3, 5, 6 anos, a atual precisa de reparos emergenciais e
nova forma de operação para garantir a segurança dos usuários”, defende.
O tempo de vida útil dos ônibus da empresa Unica foi reduzido de 10
para apenas quatro anos, o custo de manutenção mensal da frota beira R$
80 mil, um aumento de 20% nos últimos anos. “Ainda que os ônibus se
mantenham em fila indiana na faixa da direita, pelo menos cinco espelhos
retrovisores são danificados por semana por carretas em ultrapassagem”,
revela Luiz Assumpção. A viagem de 2h30 em pistas de má qualidade
obriga a empresa a colocar 90% da frota simultaneamente BR-040: pistas
precárias fazem ônibus reduzir velocidade As condições precárias da
pista da BR-040 impõem mais um sacrifício a milhares de petropolitanos
no dia a dia: viagens de ônibus mais demoradas. em circulação para
atender a demanda de mais de 10 mil passageiros ao dia. “As condições
atuais das pistas são sinônimo de prejuízo para empresas, para
motoristas particulares, para caminhoneiros, para a economia da cidade.
Não poderia ter chegado ao estado que chegou, mas estando assim é
preciso reforma urgente. Hoje, a pista de descida é menos pior, mas em
pouco tempo ela vai estar igual ou ainda mais deteriorada que as faixas
de subida da Serra”, resume o gerente operacional da Unica.
Fonte: Tribuna de Petrópolis
segunda-feira, dezembro 09, 2013
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