quinta-feira, dezembro 19, 2013

Terminais de Corrêas e Itaipava serão reformados em 2014

Os terminais rodoviários de Corrêas e Itaipava serão reformados no ano que vem. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) divulgou no dia 12, o edital de licitação para reforma dos imóveis. A intervenção irá contemplar melhorias nos banheiros, nas instalações elétricas e consertos nos prédios para resolver problemas, como os de vazamentos. As obras que pretendem ser emergenciais e corretivas, devem durar 1 ano e a estimativa de custos para este período é de R$ 76.247,00. De acordo com dados da Divisão de Transportes Públicos da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), em média, 15 mil pessoas e 50 veículos circulam pelo terminal de Corrêas diariamente. Já no Terminal Itaipava, são 26 mil pessoas e 70 ônibus por dia.  
No dia 13 de janeiro de 2014, às 10 horas, a CPTrans irá receber  os envelopes contendo as propostas das empresas interessadas em efetuar a reforma. O edital afirma que a licitação é por meio da tomada de preços e do tipo menor preço, ou seja, vence a empresa que fizer a proposta para intervenção com menor valor. A Companhia destacou que após a homologação da licitação, a empresa vencedora é chamada em até 48 horas para assinar o contrato e dar início às obras. Os interessados devem solicitar o edital, na sede da CPTrans, que fica na Rua Alberto Torres, 115, no Centro ou pode entrar em contato através do telefone 2237-1703 e ainda pelo e-mail cpl@cptrans.com.br
Os terminais, que foram construídos na década de 90, estão precisando de intervenções. São goteiras, paredes pichadas, grades enferrujadas que fazem com que a população reclame da infraestrutura. Entre as queixas, o estado precário do banheiro do Terminal Corrêas é o mais questionado. Maria Aparecida da Silva, de 56 anos, falou que às vezes não tem água para lavar a mão e que o local também precisa de uma pintura. “Eles podiam  fazer uma obra que deixasse o ambiente mais agradável”, disse. 
A esteticista de animais, Daniela dos Santos, de 20 anos, está grávida, e também reclamou das condições precárias do banheiro. “As portas estão ruins, não dá para trancar, não tem um ganchinho para pendurar a bolsa, a situação é complicada, principalmente para gestantes”, comentou. Além disso, ela questionou o fato de não ter no local um trocador, para trocar fralda dos bebês. 
Já Antônio Carlos da Ponte, de 64 anos, reclamou das goteiras. “Quando chove tenho que abrir guarda-chuva aqui dentro, porque tem muita goteira”, contou. Ele também sugeriu que fosse criada uma área para fumante nos terminais. 
Em Itaipava, a situação não é diferente, pois os passageiros enfrentam problemas com as goteiras quando chove e o banheiro também está em condição precária. Segundo Marina Alves, de 27 anos, que mora em Pedro do Rio, é impossível utilizar o local, mesmo nos dias em que está mais apertada. Ela afirmou que os vasos não têm tampas e as portas não fecham. “Nós pagamos caro na passagem para não ter um serviço decente nos terminais. Quem mora longe acaba se sujeitando a essa condição desumana. Se a prefeitura não tem como arcar com a limpeza e manter as mínimas condições de uso, podia terceirizar pelo menos”, sugeriu. 
Questionada sobre as obras de melhorias no Terminal do Centro, a CPTrans respondeu que ele foi contemplado pelo PAC Mobilidade e o projeto para reforma já está sendo concluído.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: