sexta-feira, dezembro 13, 2013

Quedas de energia prejudicam o movimento de hotéis e pousadas

Os dias de chuva têm provocado tensão entre os hoteleiros, pois os temporais e os ventos fortes são a causa das constantes quedas de luz na cidade.
Para os empresários, o problema gera prejuízos financeiros e constrangimento com os clientes. A insatisfação atinge grande parte do setor, que se sente ainda mais prejudicado com a demora da Ampla para restabelecer o serviço. Muitos perdem hóspedes, que acabam tendo uma primeira impressão ruim do local. 
No fim de semana retrasado, a Pousada 14 Bis, localizada no Centro Histórico, ficou dez horas sem luz. “A energia acabou às 9h, depois de um vento forte que balançou os galhos que estão perto dos fios de alta tensão, fazendo com que eles entrassem em curto-circuito. O problema só foi resolvido às 19h, ou seja, muitos clientes ficaram insatisfeitos, os que estavam chegando foram logo embora. E muitos pediram desconto na diária ou se recusaram a pagar, porque ficamos sem internet, televisão... Enfim serviços básicos”, contou o empresário Gustavo de Oliveira.
A maioria dos empresários afirmou que as quedas de luz estão diretamente relacionadas com a falta de poda das árvores, e não por sobrecarga no sistema. No Hotel Casa do Sol, localizado no bairro Quitandinha, a situação se repete com  frequência. “A última vez que faltou energia e demorou várias horas para ela voltar, foi há mais ou menos dois anos. Acredito que por estarmos no Centro é mais fácil para empresa trabalhar. Mesmo assim, ainda temos pequenas quedas, como na última quinta-feira, ocasião em que quase toda a cidade sofreu com isso. Mas por menor que seja a falta de luz, o hóspede não entende que não é uma deficiência do estabelecimento, e acaba indo embora”, ressaltou o supervisor de hotel, Fábio Winter Tavares. 
O hotel conta com um gerador parcial, que custou cerca de R$ 40.000. “Em Petrópolis não tem como ter um empreendimento sem gerador, mas o equipamento é caro e gera um custo mensal também. Sem contar que, mesmo assim, às vezes não é suficiente porque ele não abastece o hotel inteiro, então o jeito é recorrer às luzes de emergência e tentar dar o maior conforto possível aos nossos frequentadores. Mas é complicado até para nós, aqui os telefones funcionam apenas com eletricidade, sem ela ficamos sem ter como nos comunicar. O sistema também é todo digital, então se não tivermos uma listagem separada, no papel, podemos deixar de registrar informações importantes”, disse Fábio. 
O Petrópolis Convention & Visitors Bureau não registrou reclamações dos empresários. “Através de uma pesquisa interna, não constatamos nenhuma queixa direta dos hoteleiros com relação ao apagão que atingiu a cidade na última quinta-feira”, informou, em nota, a gerente executiva Márcia de Paula. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis

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