quinta-feira, dezembro 05, 2013

Mudança recente no itinerário das linhas de ônibus São José e Areal divide opiniões

Moradores dos distritos passaram a contar desde segunda-feira, com mais uma alternativa de deslocamento no transporte público.
As linhas de São José e Areal da Viação Progresso que antes circulavam apenas pela BR-040 voltaram a fazer o itinerário pela Estrada União e Indústria. A medida está sendo alvo de críticas por parte dos passageiros que moram às margens da BR-040 e estavam acostumados a embarcar no ônibus. Em contrapartida, os moradores dos distritos acreditam que esta é mais uma opção principalmente para os horários de pico.
Um dos usuários, que entrou em contato com a Tribuna, mas não se identificou, disse que a empresa mudou o itinerário da linha de Areal sem comunicar aos passageiros. Além disso, ele afirmou que o centro da cidade já conta com diversas alternativas para quem mora nos distritos, diferente dos moradores da BR-040. “Muitos passageiros ficaram revoltados, porque ficaram às margens da BR-040 esperando o ônibus, sem um aviso sequer. Sem contar que agora o ônibus passa pelo centro da cidade antes de ir ao Bingen, resultando um aumento considerável de 40 a 50 minutos no tempo de viagem. Quem trabalha no centro já têm linhas de ônibus. Nós que trabalhamos no Bingen e arredores da BR-040 é que fomos prejudicados”, afirmou. O usuário disse ainda que os ônibus que saem da Rodoviária em direção a Itaipava, são superlotados e só saem a cada uma hora. “É uma falta de consideração tremenda, mais um exemplo do claro desrespeito com a população”, desabafou.
Mas há quem considere a medida como uma melhoria para o transporte público. Este é o caso da Sandra Barros, de 49 anos, que mora em Barra Mansa e trabalha há 20 anos no centro da cidade. Ela acredita que esta é uma opção a mais para o dia a dia de quem precisa do transporte coletivo. “O que estão fazendo é resgatar uma medida antiga, de quando os ônibus da Progresso passavam por dentro da cidade. Com certeza irá beneficiar os usuários, principalmente os que precisam do coletivo nos horários de pico”, disse ela, ressaltando que nestes horários tanto os ônibus das linhas normais quanto os executivos estão lotados e atrasam muito.
Mas, para quem mora em São José do Vale do Rio Preto essa alteração não é o suficiente. Daiane Figueiredo, de 19 anos, é moradora do município vizinho e alegou que, o ônibus passa pelo Palácio de Cristal e não entra no centro da cidade. “Mesmo com esse novo itinerário, dependendo do lugar que eu estiver indo tenho que pegar outro ônibus para ir para o centro. Eu acho que ele devia pelo menos passar pela Rua 13 de Maio”, sugeriu. Dessa forma, Daiane prefere fazer baldeação e pega 3 ônibus para chegar em Petrópolis. “Saio de São José em direção ao Rio Bonito, depois pego um coletivo para Itaipava e outro para o centro”, afirmou.
O gerente de operações da Viação Progresso, Anderson Pádua, declarou que a mudança só tem a beneficiar os passageiros, já que agora a empresa passou a oferecer 4 horários a mais em cada uma das linhas (Areal e São José). “Antes tinha 2 horários apenas para cada local e agora aumentamos esse número a fim de beneficiar os usuários. Esta medida foi aprovada pela Companhia de Trânsito e Transportes deste governo. A gestão passada foi a responsável por impedir que a empresa circulasse no centro da cidade”, contou.
Já o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis, informou que a empresa Cidade Real, responsável pela ligação interterminais, está estudando formas de melhorar o atendimento para os passageiros. “Os ônibus saem em um intervalo de 1 hora, pois esse é o tempo médio de percurso”, explicou o Setranspetro.  
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: