quarta-feira, dezembro 04, 2013

Instituições de caridade de Petrópolis já estão em clima de natal

Foto: Reprodução
O cotidiano de jovens que moram em casas de caridade pode não ser exatamente como o daqueles que têm uma família e um lar comuns, mas engana-se quem pensa que o clima festivo do fim de ano  é diferente nas instituições que prestam apoio à crianças e adolescentes. O Natal, festa de união, é celebrado nestes locais da mesma forma que em qualquer lar: com ceia, distribuição de presentes e muita emoção. 

No Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, que fica em Corrêas, todo ano, acontece a celebração habitual na véspera do Natal, com ceia e troca de presentes, mas segundo a instituição, durante todo o mês de dezembro há eventos organizados por voluntários. São lanches e atividades recreativas que levam aos internos um pouco da alegria e do espírito de confraternização  típica das festas de fim de ano. O Lar abriga crianças dos 0 aos 16 anos, que são encaminhadas através do Conselho Tutelar ou do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Petrópolis. Atualmente, 11 meninos e 17 meninas são amparados pela instituição.
O mesmo acontece na Casa da Criança, no Centro, que no momento, aporta seis meninas entre 12 e 17 anos. De acordo com a diretora Maria Clara Cruz,  além do apoio dos grupos que acompanham a Casa durante todo o ano, há procura de outros voluntários que se sensibilizam com a época e entram em contato para fazer suas doações. “As pessoas ligam para perguntar o número de calçado das crianças, de roupas, e vêm para participar dos lanches festivos”, diz.
O Lar Santa Catarina fica no bairro Independência, e atende portadores de deficiência mental e/ou física e em situação de vulnerabilidade social. Lá o encontro de fim de ano acontece já no primeiro domingo de dezembro. O motivo é a agenda cheia de muitos colaboradores que participam efetivamente do dia a dia da casa. “Dezembro um mês muito cheio, tem confraternização no trabalho, no grupo de amigos, tem gente que viaja, então há cerca de 6 anos decidimos adiantar as comemorações e tem dado certo. O evento fica cheio e os acolhidos adoram!” conta a supervisora Carla Stumpf.
A participação da sociedade é sempre bem-vinda. Além dos presentes, todo o tempo dividido com as crianças contribui para a constatação de pertencimento a uma comunidade, e para a percepção de que existe um mundo além da instituição. Para ser um voluntário, basta entrar em contato com as 
instituições, que durante todo o ano carecem de doações para os internos. O telefone do lar Santa 
Catarina é 2245-2155, da Casa da Criança, 2242-4694 e do Lar Nossa Senhora das Graças, 2221-2504.
Fonte:Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: