domingo, dezembro 01, 2013

Exército e Defesa Civil definem ações de colaboração na prevenção e resposta a desastres naturais

O estreitamento na relação entre o 32º Batalhão de Infantaria Motorizado e a Defesa Civil promete ajudar a prevenir e dar uma resposta mais eficiente a desastres naturais como os que vitimaram dezenas de pessoas e deixaram centenas de desabrigados em janeiro de 2011 e março deste ano. Segundo o governo, o Plano Municipal de Contingência, que conta com a participação do Exército, está em fase final de confecção. Ele definirá as ações que deverão ser tomadas em situações de emergência no restante de 2013 e no ano que vem.
Segundo o comando do Batalhão Dom Pedro II, em março deste ano, assim que as autoridades municipais solicitaram apoio do Exército, foram empregados cerca de 200 militares, de Petrópolis e de unidades de Juiz de Fora-MG, que atuaram na busca e resgate das vítimas, entre eles o comandante da 32ºBIMTz, tenente-coronel Getúlio Mattos Ribeiro Neto. Em 2011, o exército também atuou no resgate e na assistência às vítimas da chuva no Vale do Cuiabá.
Desde os recentes episódios, o 32ºBIMTz, passou a integrar o Comitê de Ações Emergenciais, auxiliando a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, não apenas no resgate e assistência às vítimas mas também na construção de pontes temporárias, na remoção de corpos e na chegada a locais de difícil acesso, cedendo carros, caminhões e equipes para as regiões onde houve chuvas.
Desde o início de outubro, o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Rafael Simão, e o comandante do 32ºBIMTz, Ribeiro Neto, vêm se reunindo a fim de antecipar a preparação, em particular do 32ºBIMtz, para possíveis ações de colaboração e de apoio à Defesa Civil municipal para 2013 e 2014. No fim de outubro, foi promovido ainda um encontro entre as duas autoridades, juntamente com o prefeito Rubens Bomtempo e com o comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (ao qual o 32ºBIMTz é subordinado), general Francisco Mamede de Brito Filho. O objetivo do encontro, além de apresentar o prefeito e o general, foi o de apresentar as capacidades da brigada, em particular do Batalhão DPII, para colaboração entre o Exército e a Defesa Civil.
No encontro, o general Brito procurou manter a autonomia nas ações por parte do 32º BIMtz, dando condições de proporcionar um apoio complementar, quando se fizer necessário, às ações desenvolvidas em Petrópolis, e colaborar, quando reforçado, com as ações de Defesa Civil em toda a Região Serrana do Rio de Janeiro, o que deverá ser previamente acertado e solicitado pelas prefeituras. A possibilidade de reforços também foi discutida, no caso de agravamento da situação, o que deverá ser solicitado à 1ª Divisão de Exército e pelo Comando Militar do Leste, ambos sediados na cidade do Rio de Janeiro.
O Plano Municipal de Contingência definirá o que cabe a cada órgão em caso de desastres naturais em Petrópolis. No documento, secretarias municipais e estaduais, Corpo de Bombeiros e ongs, entre outras entidades, especificam os recursos humanos e materiais que disponibilizarão para o atendimento às comunidades atingidas por tragédias das chuvas, como quantidade de funcionários, de veículos e maquinários.
Para o coordenador da Defesa Civil, a parceria com o Exército é fator fundamental na prevenção de novos desastres. “O auxílio do Exército é fundamental para a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, que busca parcerias com outros órgãos para deixar Petrópolis cada vez mais bem preparada para as fortes chuvas”, disse Simão.
Já Ribeiro Neto reforçou a disponibilidade do Batalhão Dom Pedro II e o benefício da cidade contar com batalhão especializado em montanha. “O Exército, e em particular o 32º BIMtz, está e sempre estará em condições para atender prontamente o chamado da sociedade brasileira, em especial a petropolitana, nos eventos naturais, ou não, que ocorram de forma imprevista e que coloquem em risco a vida da população”, afirmou.

Parceria pode render especialização de agentes e militares
Além da resposta a desastres, Exército e Defesa Civil planejam a capacitação de agentes e militares 
que deverão atuar em futuras situações de emergência. Treinamentos vêm sendo realizados pela Defesa Civil, com apoio do 32º BIMtz. Recentemente, o órgão municipal ministrou um curso de  instrução de agentes, que ocorreu durante a Semana de Práticas Operacionais. Em fevereiro, a Defesa Civil ministrou para um efetivo do batalhão, cerca de 300 homens, palestras de orientação sobre os trabalhos de Defesa Civil. Treinamentos futuros também estão nos planos das duas entidades.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: