segunda-feira, outubro 28, 2013

Vinho rosé: uma sugestão para os dias quentes

A primavera chegou e as temperaturas começaram a subir, com isto cresce a procura por bebidas refrescantes. Para os dias de calor o vinho roséerfeitamente com a leveza da primavera e as altas temperaturas do verão que se aproxima.
“Nesta época do ano, a procura por vinhos dos tipos rosé e branco aumenta em quase 15%”, afirma Jenifer Fiuza, gerente administrativa do restaurante Don Bistrô, em Itaipava.
“Como a temperatura está mais elevada, aumenta a procura por pratos mais leves, como o salmão, frutos do mar em geral e carnes brancas. Esses pratos harmonizam perfeitamente com estes dois tipos de vinho”, explica.
O sommelier Cláudio Gomes conta que o vinho rosé é a preferência dos casais.
“O vinho rosé possui uma cor sensual e é sempre o mais pedido pelos românticos. Além disso, é muito indicado como um bom presente de Natal ou final de ano”, afirma ele, que complementa: “O rosé é o tipo mais aceito por homens e mulheres, por isso é muito versátil. Ele se diferencia do branco por possuir acidez e leve tenacidade. Sua produção inicia-se como tinto, ou seja, com maceração das cascas tintas e, quando atinge a cor ideal, as cascas são retiradas e sua fermentação continua como se fosse um branco”.
“O ideal é a harmonização do vinho rosé com frutos do mar em um molho forte. É importante, é claro, a intensidade e o aroma dos vinhos. Mas é uma preferência normal pelos pratos mais leves, como carnes brancas”, explica Sebanias Peixoto, chef do Don Bistrô.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: