quinta-feira, outubro 17, 2013

Obra em rotatória promete melhorar o trânsito em Itaipava

Foto: Alexandre Carius
No mês passado uma obra foi iniciada na rotatória localizada em frente ao Terminal de Itaipava. O objetivo da intervenção é melhorar o trânsito na região, principalmente para os motoristas que precisam seguir sentido Vale do Cuiabá, Madame Machado e Teresópolis. A previsão é que os trabalhos, que estão sendo feitos pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), terminem dentro de um prazo de 30 dias. No local vai ser feito também uma pequena reurbanização, que será responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep).

Não é de hoje que o trânsito em Itaipava tem irritado os motoristas e um dos pontos de congestionamento é justamente a rotatória que está passando por melhorias. “A ilha está sendo reduzida, na entrada do trevo vai ser criada uma nova faixa de circulação, e a pista na lateral do posto vai ser recuada cerca de um metro para dentro do estabelecimento, ou seja, o ponto de táxi que tem ali, vai ser colocado um pouco mais atrás e assim a via vai poder ser alargada. Todo o procedimento já foi acertado com o proprietário do local e o responsável pelo ponto. Com isso esperamos melhorar dentro do possível o tráfego ali”, explicou o presidente da CPTrans, Gilmar Oliveira. 
A proposta da obra foi apresentada há três meses pela CPTrans e como ela é considerada de pequeno porte, está sendo realizada pela secretaria de obras. Com a modificação, os motoristas vão poder transitar em duas faixas na entrada da rotatória, uma dando acesso ao sentido de Pedro do Rio, e outra ao do Vale do Cuiabá, Madame Machado e Teresópolis. Para o gerente de uma farmácia da região, o trânsito no terceiro distrito é "infernal". “Eu vejo todos os dias o congestionamento desse trevo. Apesar do projeto ter uma finalidade boa, eu acho que vai trazer ainda mais problemas, se bobear vai causar mais engarrafamentos, isso porque muitos motoristas não respeitam as regras de trânsito. Mas eu espero sinceramente que melhore”, disse. 
Projetos do PAC Mobilidade 2 estão sendo revisados.
Para tentar melhorar o tráfego em Itaipava e outras regiões da cidade, a CPTrans tem revisado jundo com o Instituto Nacional do Meio Ambiente (Inea), os projetos do PAC Mobilidade 2 que não teve o estudo inicial aprovado pelo do governo federal. Embora Itaipava não faça parte do PAC Mobilidade 2, o presidente da CPTrans, Gilmar Oliveira, informou que está analisando novas medidas para resolver este problema na região.
“Estamos estudando a travessia de pedestre no Trevo de Bonsucesso, a geometria do Trevo para que melhorias possam ser realizadas. Além disso com a revisão dos estudos preliminares do PAC Mobilidade 2, vamos estar bem preparados quando o governo federal abrir uma nova linha de financiamento para a realização de obras relacionadas ao setor”, explicou.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: