sexta-feira, outubro 04, 2013

Inscrições abertas para o Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis

Com 38 CD's gravados com grandes nomes da Música Popular Brasileira, 389 participações em programas televisivos e cerca de sete voltas ao mundo em viagens quilometradas, o tradicional Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis celebra 40 anos de existência com inscrições abertas para novas cantoras. Para participar desse que é o primeiro coral do planeta formado apenas por meninas, não é necessário ter experiência em música, é preciso apenas gostar de cantar.

“Não precisamos de conhecimentos precisos, o mais importante é ter o ouvido musical. As pessoas às vezes ficam com medo de fazer a inscrição das crianças porque acham que o teste é complicado. No entanto, não somos exigentes. No teste pedimos para a criança cantar cantigas de roda, não precisa ter receio, é super fácil”, disse o maestro Marco Aurélio Xavier.

O coral está recebendo inscrições de meninas entre os 7 e os 12 anos. “Depois de aprovadas elas passam por um curso de preparação que dura três anos. Durante esse tempo as meninas aproveitam as aulas de teoria, solfejo, história da música, percepção auditiva e impostação de voz. O coral começou com a intenção de ser misto, mas, preferi dar atenção à mulheres porque elas sempre foram mal aproveitadas no mundo da música. Hoje, temos a certeza de que somos o primeiro coral que surgiu exclusivamente com a formação feminina.

Nesses 40 anos, mais de 1.200 meninas já participaram da formação. “Cerca de 50 delas atuam até hoje no ramo da música, como cantoras ou instrumentistas. Muitas são renomadas e reconhecidas, como é o caso da Juliana Franco, que é uma soprano que mora nos Estados Unidos”, conta o maestro.

As meninas ensaiam todos os dias na casa que funciona como sede do coral e  fica na Rua Raul de Leoni, 91. As inscrições podem ser feitas através do telefone 2231-7711. Informações também podem ser obtidas através do email mcp@meninascantoras.com.br
Fonte:Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: