sexta-feira, outubro 18, 2013

Falta de depósito dificulta fiscalização de motos em Petrópolis

Foto: Marco Oddone
A cidade de Petrópolis vem apresentando um número alarmante de acidentes envolvendo motocicletas. Apenas no último fim de semana, foram registradas cinco ocorrências envolvendo os veículos. Uma pessoa morreu e outras três permanecem internadas. De acordo com dados do Hospital Santa Teresa, no primeiro semestre deste ano, 198 pessoas deram entrada na unidade, vítimas de alguma ferimento causado por acidente de moto. Os dados mostram que a maioria dos acidentados é homem com mais de 25 anos de idade. Ainda segundo o hospital, cada paciente pode gerar um custo médio, entre R$ 15 mil e R$ 300 mil.

Segundo o comandante do Comando do Corpo de Bombeiros da Região Serrana, Luiz Palência, muitos condutores de moto em Petrópolis e no Brasil,não possuem habilitação. "Os procedimentos que constam no Código de Trânsito e são estudados nas auto-escolas não são seguidos pelos motociclistas", afirma o comandante.
O fluxo intenso de motos pela cidade está relacionado também à facilidade de compra deste tipo de condução. Palência diz que, muitas vezes, sai mais em conta ter uma moto do que pagar a passagem de ônibus todos os dias. 
Com números tão expressivos, a fiscalização para esses veículos é contínua, de acordo com o Sub-Comandante da Polícia Militar, Marcos Melo. "A operação para fiscalizar as motos na cidade acontece com frequência. Só ainda estamos resolvendo a pendência de termos um depósito local para os veículos apreendidos," diz o Sub-Comandante. 
Em Petrópolis, ainda não foi escolhido um local reservado para guardar os veículos apreendidos pela Polícia Militar. Porém, o Sub-Comandante explica que a apreensão dos veículos é feita por um reboque do Batalhão da PM, no entanto eles precisam encaminhar as motos para o depósito de Duque de Caxias, que está sempre lotado. "Precisamos entrar em contato com o depósito de fora, para saber se tem espaço para receber as apreensões da cidade de Petrópolis", diz. 
Em nota, a prefeitura informou à Tribuna online que a CPTrans irá se reunir com o comando do 26º BPM nos próximos dias. O objetivo é definir a logística das operações para a fiscalização de motos irregulares que será realizada após a implantação do depósito público no município.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: