segunda-feira, outubro 14, 2013

Bancários voltam ao trabalho hoje

Após 16 horas de negociações, que começaram na quinta-feira e atravessaram a madrugada de ontem, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou ao Comando Nacional dos Bancários uma proposta de 8% do aumento salarial. Na ocasião, o Comando Nacional foi coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Ontem, a proposta foi levada a uma assembleia para definir o rumo da greve.  
Segundo o comando de greve, os sindicatos de todo o país estão sendo orientados a aceitar a nova proposta, que inclui reajuste de 8,5% do piso salarial e de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela individual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR. Sobre a compensação dos dias de greve, que gerou um impasse durante a reunião, pois a Fenaban queria que os bancários compensassem os dias de greve em 180 dias, foi determinado que os funcionários farão uma hora extra diária, de segunda a sexta-feira, até o dia 15 de dezembro. 
Após a reunião com a Fenaban, o Comando Nacional se reuniu com os negociadores do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste para receber as propostas das reivindicações específicas dos bancários dos bancos públicos federais.
Também constou na proposta que os banqueiros estão proibidos de enviar SMS aos bancários cobrando resultados, o abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo no valor de R$ 50 por mês. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: