sexta-feira, setembro 27, 2013

Comércio de Nogueira sofre prejuízos com lentidão nas obras da praça principal


Foto: Marco Oddone
Moradores e comerciantes de Nogueira dizem que as obras de reforma da praça principal do bairro estão provocando grande queda no movimento do comércio da região.

O comerciante Fernando, 58 anos, nascido e criado em Nogueira, conta que as vendas caíram tanto após o início das obras que dois comércios do entorno da praça faliram. "As duas lojas do outro lado da rua, fecharam porque ninguém parava ali pra comprar. Não temos mais estacionamento", disse. Fernando conta que vendia em média 200 frangos por semana, mas atualmente não consegue vender mais que 80. "Eu não sei mais o que fazer!", exclamou, mostrando sua indignação. 
Para Leonardo Nogueira, 35 anos, as obras tiraram o lazer da população. "O grande problema é que não há movimento aparente na obra, que era para terminar em outubro. Esse atraso prejudica o desenvolvimento do nosso bairro", contou. Leonardo é dono de um comércio de rações, e disse que as obras prejudicaram as vendas no seu estabelecimento.
Adriano Cordeiro, 41, conta que nunca vendeu tão pouco quanto agora. "Sou comerciante de bicicletas, e a obra está causando prejuízos ao comércio local", concluiu.
Apesar de tanta indignação, há divergência nas opiniões dos moradores. João Carlos de Oliveira, 54, é dono de uma quitanda próximo à praça. Para ele, a obra não prejudica o comércio. "A obra não atrapalhou minhas vendas. Só tenho que agradecer ao prefeito pelo benefício que nossa comunidade recebeu. O problema aqui em Nogueira é que as pessoas nunca estão satisfeitas com nada!", exclamou João. 
A reforma da praça, orçada em R$ 799.839,69, começou em 28 de maio de 2013, e o prazo para conclusão é de 150 dias. Devendo assim ser entregue até meados de outubro. Apesar de ainda estar dentro do prazo, aparentemente nem mesmo metade da obra está concluída.
A Secretaria de Obras informou, através da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, que a reforma da Praça de Nogueira está em andamento, e que o convênio com a Caixa Econômica Federal recebeu um aditivo para que as obras no local sejam prorrogadas por mais 90 dias, devendo então ser concluídas até o fim de janeiro. "A Secretaria ressalta que os meio-fios e os cordões dos 
canteiros já foram reformados. O palco, os caminhos internos e a infraestrutura elétrica também estão concluídos", diz a nota.
Em relação às ruas esburacadas, a Secretaria disse que há duas intervenções em andamento no bairro. Em uma delas, a mesma já pavimentou três ruas: Friburgo, Ceará e Salvador. Um aditivo no convênio com a Caixa Econômica Federal permitiu que o prazo para a pavimentação de ruas do bairro fosse prorrogado por 30 dias. Faltando apenas a Rua Nicola Rossi, que será pavimentada até o dia 30 de novembro. 
A via mencionada na matéria, José Muniz Pavão, não se inclui nesta lista de ruas beneficiadas pela pavimentação.

Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: