sábado, maio 18, 2013

Frete na serra de Petrópolis custa 70% mais

Pesquisa feita pela Firjan revela prejuízos por conta das más condições da pista de subida da serra. Federação defende que União financie a obra./Foto: Roque Navarro. As más condições da pista de subida da serra aumentam em até 70% os custos do frete das cargas que são movimentadas pelas rodovias. Enquanto o frete referencial de 50 toneladas de carga padrão (carga seca) no Brasil é de R$ 4,45/km na média, o custo no trecho da serra de Petrópolis é hoje quase 70% maior (R$ 7,53/km), gerando um custo de frete referencial para os 22 quilômetros da ordem de R$ 165 para o trecho. Os dados, que constam na nota técnica Brasil mais competitivo: ganhos para a sociedade com a construção das novas pistas nas serras de Petrópolis e das Araras, divulgada ontem, dia 16, pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), mostram que a construção da nova subida possibilitará a mudança da classificação de qualidade da rodovia (que inclui fatores como geometria, sinalização e condição do pavimento, dentre outros) de ruim para boa, o que reduzirá o custo de frete no trecho para valores próximos a R$ 5,40/ Km ou R$ 91,89 no trecho, queda de 45% em relação ao atual. De acordo com o estudo, o menor custo de frete terá significativo impacto sobre a economia. Considerando as estimativas do volume de tráfego de veículos comerciais na BR-040, caso a nova pista esteja funcionando em 2016 – o que pode ocorrer se as obras começarem ainda em 2013 –, a redução no custo do frete atingirá valores superiores a R$ 190 milhões já naquele ano, crescendo nos seguintes. Firjan defende que União financie obras da BR-040 Na nota técnica, o Sistema Firjan mostra que custo das obras necessárias para solucionar os problemas existentes nas rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Washington Luiz (BR-040), como o alto custo do frete e o grande número de acidentes, supera o previsto nos contratos de concessão. A construção da pista de subida da serra de Petrópolis está avaliada em R$ 737,4 milhões, sendo que o contrato de concessão prevê investimento pelo concessionário de R$ 289,1 milhões, em valores atualizados para março de 2013. No caso da nova pista de descida da Serra das Araras, o valor do projeto aprovado pela ANTT é de R$ 1,7 bilhão, mas a previsão no contrato de investimento por parte do concessionário é de R$ 112,7 milhões. Na nota, o Sistema Firjan ressalta que, entre as medidas legais para a viabilização das obras, apenas duas permitem o início imediato, sem a necessidade de alteração dos contratos ou o aumento de custos para os usuários: execução direta pela União; e execução pelas concessionárias com ressarcimento pela União dos valores acima dos previstos nos contratos. A adoção de uma destas medidas exigirá do Ministério dos Transportes aportes da ordem de R$ 2 bilhões – cerca de R$ 448 milhões na BR-040 e R$ 1,56 bilhão na BR-116. Para a Federação das Indústrias, este investimento, além de aumentar a competitividade do país, retornará rapidamente para a sociedade via redução do custo do frete e do número de acidentes nas rodovias. As outras medidas para viabilização das obras, previstas em contrato, são a extensão do prazo de concessão (cinco anos para a Rodovia Presidente Dutra e oito anos para a Rodovia Washington Luiz); e a elevação da tarifa de pedágio para garantir o reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos (percentual estimado de 24,6% no caso da Rodovia Presidente Dutra e de 41% no caso da Rodovia Washington Luiz). Fonte:Tribuna de Petrópolis

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