quarta-feira, maio 15, 2013

Concer inicia obras da nova subida da Serra de Petrópolis

Após receber autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Concer deu inicio à implantação do Projeto da Nova Subida da Serra da BR-040. O projeto prevê a duplicação de 15 quilômetros do atual trecho de descida da serra e a construção de um túnel de aproximadamente 5 quilômetros, totalizando uma extensão de 20 quilômetros de nova pista. Neste projeto serão implantadas 28 novas obras de artes especiais, entre pontes e viadutos, além de sete alargamentos de estruturas já existentes. O projeto da Nova Subida da Serra está dividido em cinco lotes, conforme descrição a seguir: Lote 1: Obras situadas em Duque de Caxias, entre os kms 103 e 97, compreendendo a implantação de uma nova praça de pedágio no km 102 (em substituição à atual praça localizada no km 104), a implantação do sistema viário de Xerém e Vila Bonança e vias marginais até a localidade do Aviário, que permitirão a separação do tráfego local do de longa distância, além de possibilitar o acesso direto de moradores de Xerém ao Centro de Duque de Caxias. Neste lote também está prevista a duplicação de trecho da atual pista de descida da serra. Lote 2: Obras situadas entre os kms 97 e 87,5, em trecho compreendendo Duque de Caxias e Petrópolis, prevendo a duplicação do atual trecho da pista de descida da serra, com inclusão de intervenções de melhoria no traçado, além de construção e alargamento de obras de arte especiais. Lote 3: Situado entre os kms 87,5 e 80, em Petrópolis, é constituído pela construção do túnel rodoviário com 4.618 metros de extensão. Lote 4: Neste lote está prevista a construção do trecho final da Nova Subida da Serra e de sua ligação com a entrada de Petrópolis pela atual pista de subida no km 82, além de construção e alargamento de obras de artes especiais. Lote 5: Nesta etapa está prevista a construção da ligação dos bairros Bingen e Quitandinha, em Petrópolis. O projeto da Nova Subida da Serra representa um grande investimento para a infraestrutura de transportes do Brasil, já que a BR-040 opera como um importante corredor para o desenvolvimento econômico do país. Fonte:Tribuna de Petrópolis

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