sábado, março 31, 2012

sexta-feira, março 30, 2012

quinta-feira, março 29, 2012

quarta-feira, março 28, 2012

terça-feira, março 27, 2012

segunda-feira, março 26, 2012

domingo, março 25, 2012

Termo para volta do trem na Serra é assinado



O prefeito Paulo Mustrangi assinou nesta sexta-feira (23) o Acordo de Cooperação Técnica, junto com prefeito de Magé, Nestor Vidal, com o secretário de Estado de Transportes, Julio Lopes e com o subsecretário de Estado de Obras, Vicente Loureiro. O acordo celebrado tem como objetivo o desenvolvimento de estudos e ações que estabeleçam condições técnicas, operacionais e econômicas necessárias à reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará.

“O trabalho de resgate da estrada de ferro tem um viés econômico e histórico, pois resgata o elo com a cidade. A assinatura deste protocolo é um grande passo para que este sonhado projeto seja concretizado. Tenho certeza que as esferas de poder público oferecerão todas as condições necessárias para a volta do trem a Petrópolis. Fica aqui o meu muito obrigado aos militantes da causa (GT-Trem) que nunca esmoreceu diante das dificuldades”, afirmou Mustrangi.

O prefeito de Magé, Nestor Vidal, destacou que “em sete meses de governo demos uma guinada profunda em direção ao desenvolvimento. Tenho certeza que junto com o prefeito Mustrangi e com o governo estadual, vamos conseguir alcançar os nossos objetivos”.

Julio Lopes também disse que o “projeto tem a um viés econômico muito importante para as cidades envolvidas e acredito que um passo muito grande foi dado para o projeto sair do papel”.

O subsecretário de Estado de Obras, Vicente Loureiro, disse que “com o estudo de viabilidade e o suporte do Prodetur, será possível a realização deste projeto”.



História da estrada de ferro

A Grão-Pará era um prolongamento natural da primeira ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis, de iniciativa do Barão de Mauá, inaugurada em 1854 com a presença do Imperador Dom Pedro II. Maua detinha a concessão para levar os trilhos até Petrópolis, mas em virtude da sua derrocada financeira, a obra só foi concluída em 1883, quando os trilhos finalmente chegaram a Petrópolis após vencerem o plano inclinado de seis quilômetros da Serra da Estrela, entre Vila Inhomirim (Raiz da Serra) e o Alto da Serra, em Petrópolis.

A reativação dessa ferrovia é um antigo sonho petropolitano. Reinstalando-se os seis quilômetros de trilhos no trecho da serra, o Trem Expresso Imperial poderá conectar-se aos 49 quilômetros de trilhos que já existem, entre Vila Inhomirim e o Centro do Rio, precisamente na Estação da Leopoldina.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

sábado, março 24, 2012

Outono será frio e seco em Petrópolis diz Inpe

Os meses do outono serão de tempo mais seco, com temperaturas mais baixas e pouca chuva. De acordo com o meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), José Felipe Farias, as previsões para os próximos três meses (abril, maio e junho) é de um volume de chuva e temperaturas dentro da normalidade para o período de outono.

Segundo ele, a nova estação, que começou na madrugada de terça-feira (dia 20), é uma transição e mescla tendências do verão e do inverno. “A característica do outono é a variação das temperaturas. Com a chegada das frentes frias vem a chuva e os termômetros despencam, mas quando elas vão embora as temperaturas voltam a subir um pouco e o tempo tendo a ficar mais seco. Essas variações são comuns nesses três meses”, explicou José Felipe.

Na Região Serrana do Rio de Janeiro o volume de chuva durante o outono será dentro da média climatológica (entre 100mm e 200mm). O mesmo deve acontecer com as temperaturas, que ficam entre 26 e 28 graus a máxima e a mínima entre 16 e 18 graus. “É importante esclarecer que a quantidade de chuva e principalmente as temperaturas podem variar com a chegada de frentes frias na região”, informou José Felipe, acrescentando que não há previsão de aproximação de frente fria até esta sexta-feira, dia 23.

A previsão para o dia de hoje é de tempo seco, com os termômetros marcando entre 30°C e 18 graus. A umidade relativa do ar fica em torno de 44%. O índice que mede a radiação dos raios ultravioletas também está no nível alto (10). Os meteorologistas alertam para os riscos da exposição ao sol e aconselham o uso de protetor solar.
Fonte:Tribuna de Petrópolis

sexta-feira, março 23, 2012

Moradores da "área verde" no Vale do Cuiabá terão direito a R$ 8 mil em materiais de construção

A Prefeitura de Petrópolis está disponibilizando auxílio para as famílias que foram vítimas das chuvas de janeiro de 2011, no Vale do Cuiabá e arredores, e que tiveram suas casas danificadas, mas que ainda podem ser recuperadas e estão em “área verde” segundo classificação do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA). Elas serão contempladas com até R$ 8 mil em compra de materiais de construção.

Os moradores das regiões estão sendo informados sobre o auxílio e na noite da última quarta-feira (21-03) os secretários de Obras, Stênio Nery, o coordenador do Comitê de Ações Emergenciais, Luís Eduardo Peixoto e representantes da Secretária de Habitação se reuniram com os presidentes das associações dos moradores destas regiões para prestar esclarecimentos e solicitar informações sobre as demandas das áreas.

A iniciativa foi aprovada pelo Conselho de Habitação e a verba que proporcionará a execução do auxílio provém do Fundo de Habitação.

Para receber o benefício, o proprietário deve morar na localidade, comprovar estar dentro faixa de renda familiar de zero a três salários mínimos e apresentar laudo da Defesa Civil referente aos danos causados pela chuva de janeiro de 2011. Estando enquadrado nestas especificações, deverá encaminhar uma correspondência de solicitação à Secretária de Habitação, que fica localizada à Rua Imperatriz, nº 264 – Centro, e aguardar o contato.

Feito o pedido, a Secretaria de Habitação fará o levantamento técnico e social para enquadramento da operação. Nessa fase, um engenheiro e uma assistente social irão verificar a necessidade da família em receber auxílio. Feito isso, um levantamento de serviços, especificações e qualificação de materiais será feita e dadas orientações técnicas para execução das obras que irão ser executadas pela família.

Os atendidos deverão, então, receber o material e guardá-lo em local apropriado, utilizá-lo exclusivamente para as atividades apontadas pelo engenheiro responsável cumprindo as especificações técnicas e os prazos acordados. É importante ressaltar que o material deverá ser utilizado em até 90 dias após o recebimento.

Demais esclarecimentos poderão ser feitos por contato na Secretaria de Habitação, através do número 2246-8937.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, março 22, 2012

quarta-feira, março 21, 2012

terça-feira, março 20, 2012

Operação Lei Seca será estendida para o interior do estado do Rio

A Operação Lei Seca do Rio de Janeiro será estendida para o interior do estado. O anúncio foi feito ontem (19) pelo coordenador da operação, major Marco Andrade, em missa celebrada na Igreja da Candelária, no centro da capital fluminense, em comemoração ao terceiro ano de vigência da ação do governo do Rio.

Com isso, serão incorporados mais 50 agentes à equipe este mês, totalizando 14 grupos com 250 pessoas nas ações educativas. "O grande desafio é continuar crescendo, expandindo esse projeto, atendendo mais gente, fazendo com ele chegue a regiões mais distantes”, disse o coordenador.

De acordo com Andrade, as ações de prevenção, fiscalização e palestras que os agentes desenvolvem nas estradas e bares têm contribuído para a redução no número de acidentes, principalmente no período entre 22h e 6h, quando há um grande movimento de veículos. Desde o lançamento da Operação Lei Seca, foram feitas 4.248 blitzen, que resultaram em 703.531 abordagens a motoristas. "O que a gente colhe desse resultado é a credibilidade com relação ao que a sociedade deposita na Operação Lei Seca e mostra que realmente a vida está sendo preservada."

Também trabalham na operação cadeirantes que auxiliam nas ações em bares e casas noturnas, distribuindo panfletos sobre os perigos de dirigir após ingerir bebida alcoólica. Para o cadeirante Robson de Paula Goulart, de 41 anos, que foi vítima de um acidente de moto, essas ações são fundamentais para que não ocorra com as pessoas o mesmo que aconteceu com ele.

"Nossa meta é fazer com que as pessoas, após beber, não dirijam. Podem beber o quanto quiserem, só não podem pegar no volante. Se for beber, escalem um [amigo] para dirigir e que esse escalado não venha a beber", disse.

Segundo o governo do Rio, até o momento, 13 estados se interessam pela operação e quiseram conhecer os aspectos operacionais e logísticos da ação. Além de Pernambuco, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerias e Rondônia, que tiveram ações semelhantes implementadas, mais oito estados estudam formas de aplicar o programa.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, março 19, 2012

domingo, março 18, 2012

Presos os responsáveis por assaltos a ônibus na Serra

Policiais da 60ª DP/Campos Elíseos prenderam na tarde desta sexta-feira um jovem de 20 anos, chefe da quadrilha responsável pela série de assaltos a ônibus na Rodovia Washington Luís no município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense.
A identificação completa da quadrilha ocorreu horas depois do último assalto praticado pelo bando, quando aproximadamente 20 pessoas tiveram seus pertences roubados dentro de um ônibus na rodovia Rio-Petrópolis, próximo à Campos Elíseos.
O restante da quadrilha é composto por um menor de idade e outro de 19 anos, que já tiveram a prisão decretada e são considerados foragidos da justiça.
Os policiais chegaram à identificação dos criminosos depois de confrontar resultados de pesquisas do setor de inteligência, informações repassadas através do telefone da delegacia e diligências na região de Nova Campina, reduto dos roubadores.
Reconhecidos por testemunhas e flagrados através do sistema de filmagem de um dos ônibus assaltados, os criminosos tiveram sua prisões decretadas pela Justiça e a captura completa do bando deve ocorrer nas próximas horas.
Segundo o Delegado titular da 60ª DP Felipe Curi, que assumiu o comando da unidade há apenas 1 dia, a desarticulação de quadrilhas de ladrões de carros e passageiros, bem como a redução nos índices de homicídios, serão prioridades na sua administração.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

sábado, março 17, 2012

sexta-feira, março 16, 2012

quinta-feira, março 15, 2012

Onda de assaltos assusta passageiros

Quatro assaltos em menos de um mês chamam atenção para a rotina de violência nos ônibus que saem da Região Metropolitana do Rio em direção a Petrópolis, na Região Serrana. Todos os casos aconteceram com veículos da mesma empresa. A suspeita é que uma única quadrilha seja a responsável pelos crimes.

A onda de violência assusta os passageiros. De acordo com a empresa de ônibus Única, em um dos assaltos, os suspeitos embarcaram no Castelo, no Centro, e desceram antes de chegar a Petrópolis.

"São os mesmos três elementos fazendo as coisas da mesma maneira. Só que eles não tinham tido ainda a ousadia de, numa bilheteria como a do Castelo, que é fechada e tem detectores de metais, embarcar. Eles embarcaram no Castelo e só um estava armado", disse Luiz Assunção, gerente de operações da empresa.

As imagens de uma câmera instalada dentro de um ônibus mostram a movimentação dos suspeitos. São três, mas dois deles não aparecem nas gravações. Apenas um suspeito aparece. Ele ameaça o motorista e os passageiros com uma arma. A ação durou cerca de quatro minutos.

A Única informou que vai reforçar a segurança no embarque. No entanto, segundo a empresa, será inevitável revistar as bolsas que irão dentro do ônibus.

Os assaltos são investigados pela 60ª DP (Campos Elíseos).
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, março 14, 2012

Assalto 13/03

Assalto ocorrido ontem no ônibus das 19:40h. Foi uma ação rápida de 3 moleques que fizeram a limpa em todos os passageiros. Graças a Deus de mim só levaram um relógio, porque chutei minha mochila para baixo do banco. Mas tal sorte não tiveram outros passageiros que tiveram seus bens roubados e tiveram que aguardar na PRF para serem encaminhados à Delegacia para registro da ocorrência.
Bem, mas o meu objetivo não é de relatar o que aconteceu e sim solicitar que usemos o seu blog como ferramenta para mobilizar os passageiros e tentar organizar uma associação ou grupo de usuários da Única-Fácil para que tenhamos voz e representatividade e que sejamos ouvidos de forma efetiva pela empresa.
Há um ano que utilizo o transporte diário de ida e volta de Itaipava para o Rio e desde então tenho experimentado o descaso para com aqueles que utilizam os ônibus. Portanto o meu pedido é que nos encontremos para juntos tentarmos encontrar uma solução para os nossos problemas de atrasos constantes, insegurança, desconforto etc.

terça-feira, março 13, 2012

Técnicos apontam intervenções necessárias na União e Indústria

O secretário de Obras, Stênio Nery dos Santos, acompanhado do diretor de Manutenção Viária, Ericson Lobato, e do engenheiro do Núcleo de Obras Públicas, José Carlos Cabral, conferiu o trabalho de levantamento das principais intervenções que deverão ser executadas pelo governo do estado no segundo trecho da Estrada União e Indústria.
Segundo o secretário, a intenção é desenvolver um relatório completo e detalhado, indicando todos os pontos acidentados que necessitam de obras no segundo trecho, que começa em Pedro do Rio e vai até a divisa de Areal.
“A Prefeitura está empenhada e não vem medindo esforços para seguir a solicitação do Ministério Público e levantar todos os locais que precisam de melhorias. Inúmeros veículos circulam pela Estrada União e Indústria diariamente e o povo petropolitano merece uma estrada digna para transitar e que proporcione segurança e conforto”, destacou.
De acordo com o secretário, as intervenções são realizadas em dois períodos. A primeira fase consiste em obras emergenciais, como as eficazes operações tapa-buraco, padronizando a via; a segunda etapa será de apresentação de projetos com uma maior complexidade, como a implantação de muros de contenção nas encostas, principalmente ao lado do rio. Estas medidas darão mais estabilidade à via.
Sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no primeiro trecho – que começa na Avenida Barão do Rio Branco e termina no distrito de Pedro do Rio – foram realizados serviços de recuperação de pavimento com operações tapa-buraco, bem como a drenagem da via para captar e direcionar de maneira correta o fluxo das águas provenientes das chuvas, evitando alagamentos que impossibilitem a passagem de veículos.
Após este levantamento, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Obras, enviará ao Ministério Público o laudo técnico contendo todas as informações solicitadas para que as obras sejam executadas na Estrada União e Indústria. Vale lembrar ainda que a manutenção da via será feita pelo DNIT.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, março 12, 2012

domingo, março 11, 2012

sábado, março 10, 2012

Moradores reclamam do abandono e da confusão em áreas de Corrêas

Em Corrêas, a insatisfação e a insegurança são rotineiros, devido ao descaso e à falta de consciência dos comerciantes locais e de parte das autoridades, que esquecem de olhar para esta área. Moradores estão cada vez mais insatisfeitos, inseguros, indignados e, principalmente, incomodados com a atual situação do bairro e arredores.
O que se vê são as calçadas, em sua maioria, sem capina, com um enorme acúmulo de mato e sujeira na maioria delas. As raras que estão sem mato servem de estacionamento para os carros e de mostruário para a maioria das agências de automóveis à beira da via. Sendo assim, além dos pedestres ficarem ameaçados, pois sem calçadas têm de andar no meio da rua, muitos veículos de passeio se encontram estacionados em frente a pontos de ônibus, o que gera um enorme caos para o trânsito na região, além de vias que são atravancadas graças aos inúmeros carros estacionados em frente a elas. Devido a isso, muitos moradores ficam impedidos de conduzir seus veículos até suas respectivas garagens.
Os problemas, entretanto, não param por aí. Os pontos de ônibus nos arredores estão todos sem os habituais abrigos, fato que prejudica quem necessita do transporte público, tanto em dias de sol escaldante e forte calor como em dias chuvosos. As caçambas de lixo estão transbordando, ficando nítido o forte odor. Muitos dejetos e sacolas estão jogados na rua e nas calçadas próximas.
Os moradores reclamam da total falta de respeito. Um deles, temendo ser alvo de represálias, resolveu descrever um pouco do sentimento de frustração de todos ao redor, sem se identificar. “Aqui é uma espécie de terra de ninguém, uma terra sem lei realmente. Estamos cansados de pedir para ter uma fiscalização por aqui, e nada. Sem pressão das autoridades, cada um faz o que quer. Realmente esta difícil”, contou o morador.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

sexta-feira, março 09, 2012

quinta-feira, março 08, 2012

Dia Internacional da mulher!


Mulher
Ilsa da Luz Barbosa

Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;

Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude outras
mulheres a conquistarem
a liberdade de Ser...

quarta-feira, março 07, 2012

Concorrência dos radares foi transferida para abril

A licitação para a contratação de uma empresa que ficará responsável pelo funcionamento dos radares, marcada para amanhã, foi transferida para o dia 16 de abril. A medida teve como base um ofício encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado, que foi publicado ontem pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).
Segundo o presidente da companhia, Roberto Naval, o Tribunal de Contas pediu informações sobre os valores especificados no texto do edital. “Já respondemos a todos os questionamentos feitos pelo TCE. Acredito que não haverá mais problemas e a licitação aconteça normalmente em abril”, informou.
Com a mudança da data da concorrência, os radares continuarão sem funcionar, pelo menos, até o fim de abril. Os pardais – como são chamados – estão desligados desde dezembro de 2010, quando expiraram os dois contratos (um de novembro e outro de dezembro do mesmo ano) entre a Prefeitura e a Engebrás, empresa contratada para realizar a instalação e manutenção do equipamento.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, março 06, 2012

segunda-feira, março 05, 2012

domingo, março 04, 2012

sábado, março 03, 2012

sexta-feira, março 02, 2012

Corrêas vai ganhar nova ponte de acesso

O Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RJ) vai recuperar trecho de 21 quilômetros da Estrada União Indústria entre os distritos de Pedro do Rio e Posse. O recapeamento e a sinalização serão iniciadas ainda no primeiro semestre, assim como a segunda ponte em Corrêas, obra que entra em fase de licitação. Além dessas intervenções, o DER vai estudar a construção de uma nova ponte em Secretário. Os deputados Bernardo Rossi (PMDB), Marcus Vinícius (PTB) e Luiz Paulo (PSDB) se reuniram com o presidente do Departamento, Henrique Ribeiro, na quarta-feira (29), acompanhando a evolução da obra da ponte de Corrêas garantida por meio de emenda parlamentar apresentada em conjunto no valor de R$ 1,5 milhão. As outras reivindicações dos deputados já estão na pauta de prioridades do DER-RJ.

A União Indústria é o principal meio de escoamento da produção rural dos distritos e o trecho entre Pedro do Rio e Posse é um dos mais castigados. "Recapeamento e sinalização é o minímo para garantir a segurança também dos moradores e turistas que frequentam as áreas", afirma Bernardo Rossi. Marcus Vinícius apontou ainda a necessidade de uma obra de qualidade na União e Indústria. "O trecho entre Barão do Rio e Branco e Pedro do Rio, executado pelo DNIT, deixou a desejar. Falhas e fissuras já aparecem pouco mais de três meses do recapeamento. Queremos que o DER garanta uma obra duradoura. O fluxo de veículos pesados é intenso naquela região".

A segunda ponte de Corrêas terá a obra iniciada ainda no primeiro semestre. A ordenação no trânsito no bairro - com reflexos por Nogueira e Itaipava - passa, obrigatoriamente, por uma nova estrutura. Diariamente, circulam pela Praça Luiz Furtado da Rosa, que dá acesso à ponte e, consequentemente, à Estrada União Indústria, 90 coletivos por hora. São aproximadamente 870 ônibus que passam nesta região, por dia, e mais de 15 mil usuários.

"A estrutura atual, construída há mais de 60 anos, compromete diretamente a fluidez do tráfego. O engarrafamento reflete na União Indústria, principal acesso ao bairro, e causa retenções em direção aos demais distritos onde estão mais de 50 mil moradores e concentrados a maioria dos hotéis e restaurantes, áreas prcuradas intensamente pelos turistas", analisa Luiz Paulo. O deputado, engenheiro civil, acredita que a nova estrutura põe fim ao problema. "Caberá à companhia de trânsito os ajustes no entorno da área", aponta.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, março 01, 2012

Mais de 4h de espera na fila do Detran

Motoristas que procuraram o posto do Detran ontem de manhã, no Alto da Serra, tiveram que enfrentar mais de quatro horas de espera para que os veículos fossem vistoriados. Às 11h40 da manhã, a fila já alcançava as imediações do Colégio Santo Antônio, ou seja, a mais de 400 metros do portão principal do lugar. Para cada atendimento, o tempo médio é de 15 a 30 minutos e, no horário, cerca de 50 carros ainda aguardavam no local.
Indignados com a situação, muitos motoristas aguardavam fora de seus carros, sentados nos canteiros ou estavam em busca de alguma sombra para se esconder do sol. Esse foi o caso de Jorge Ribas, que chegou ao local às 10h20 da manhã. “Estava agendado para as 10h45 e fiquei surpreso quando cheguei aqui e me deparei com toda essa fila. Na minha opinião, isso é um desrespeito”, disse ele, que, após uma hora e quarenta minutos de espera, havia percorrido apenas 50 metros.
De acordo com Jorge, para não enfrentar a situação, a única alternativa é buscar outros municípios para fazer a vistoria. “Mesmo sem capacidade de atender a cidade, esse posto atende, inclusive, Areal. Ou seja, não dá conta. Atualmente está sendo mais fácil sair de Petrópolis e procurar atendimento em Paraíba do Sul, por exemplo”, completa Jorge, que tinha a expectativa de deixar o local por volta das 13h.
Outro que viveu a mesma situação foi Onofre Gonçalves Cardoso de Melo. Já prevendo a espera, ele chegou ao local com uma hora de antecedência, mas a providência não foi o suficiente para garantir que fosse atendido no horário marcado, ou seja, às 11h. “No ano passado já havia encontrado uma fila imensa. Para evitar toda aquela espera, hoje vim mais cedo e não adiantou”, reclama.
O aposentado Dylson José Pereira, de 76 anos, chegou na fila às 8h30 e às 11h50 ainda não havia passado do portão principal do posto. Na ocasião, ainda haviam dois veículos na sua frente. “Quando fiz o agendamento, ainda procurei saber como estava o atendimento e mostram que é tudo uma maravilha. Ainda cheguei com uma hora e 15 minutos de antecedência, já que estava marcado para às 9h45”, disse.
Questionado, o Detran-RJ disse que já detectou a situação e está levantando as causas do problema. A partir de amanhã o atendimento já estará regularizado.
Fonte: Tribuna de Petrópolis