domingo, junho 10, 2012

Vereador apresenta moção de repúdio a Concer pela demora na duplicação da BR-040

Prevista em contrato desde 1995 quando a empresa Concer passou a operar a Rio-Petrópolis-Juiz de Fora, a duplicação da pista de subida da Serra, sem data para começar, ameaça a participação da cidade nos eventos esportivos internacionais que a cidade do Rio receberá em 2014 e 2016 e ainda compromete o desevolvimento do turismo nas próximas temporadas. O vereador Baninho (PSD) vai apresentar na próxima semana um moção de repúdio a ser assinada por todos os vereadores contra a concessionária e ainda à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) a quem cabe a fiscalização do contrato da rodovia. A moção vai ser encaminhada ao governo federal junto com o relato da ação em curso movida pela Câmara de Vereadores contra a concessionária, processo que a empresa vem, sucessivamente, recorrendo. "Na ação, o legislativo pede que o básico, previsto no contrato, seja feito: manutenção das pistas, sinalização, iluminação e comunicação com os usuários. Nem isso a concessionária assume", protesta Baninho. O vereador lembra que é a segunda moção de repúdio contra a concessionária. "Estamos fazendo nosso papel nos manifestando publicamente e via judicial". O vereador participou da primeira reunião realizada pela concessionária e a ANTT em novembro de 2009, quando o projeto foi apresentado com a promessa de início das obras em 2011 e término em 2013. - Petrópolis receberá muito turistas durante estes eventos internacionais e precisa de um acesso melhor, que facilite e atraia ainda mais estas pessoas, como promete o projeto da nova subida da Serra. Não só o turismo seria beneficiado, como também as pessoas que percorrem o trecho com frequência, à exemplo de quem trabalha no Rio. Além disso, os petropolitanos sonham com a ligação Bingen-Quitandinha para reduzir o tempo de percurso entre um bairro e outro, e desafogar o trânsito no Centro da cidade, que hoje tem aproximadamente 150 mil veículos em circulação", pontua Baninho. A concessionária alega que não dispõe da totalidade dos R$ 830 milhões que a obra está orçada e chegou a cogitar uma prorrogação do contrato até 2038. Recentemente, a empresa admitiu realizar as obras com mais cinco anos de operação da rodovia. "O contrato não prevê aumento na tarifa do pedágio tão pouco a ampliação de seu período de concessão. Cabe a ela solucionar o problema, buscando parcerias e outros meios de conseguir verba para efetivar a obra sem que isso se reflita no bolso da população", afirma o vereador. O projeto prevê a construção de um túnel com aproximadamente cinco quilômetros, que seria o maior túnel rodoviário do Brasil, e reduziria os riscos de deslizamentos na pista. Também inclui 9 pontes e 14 viadutos em pontos do trecho trabalhado que vai do Km 102, em Duque de Caxias, até o Km 82, em Petrópolis. "Se for o caso, a concessionária deve adequar o projeto à realidade, reduzindo custos. Queremos a obra, mas somos contrários à penalização dos usuários", aponta Baninho, que também está insatisfeito com a falta de posicionamento da Concer com relação a outros serviços pendentes e essenciais como a construção de uma passarela no Km 79 da BR-040 e a pista de pouso para vôo livre no município de Xerém, já solicitados pelo vereador. As alterações na entrada da cidade possibilitariam a conexão direta entre o Quitandinha e o Bingen, cujo trajeto passaria pela BR-040, próximo à nova rodoviária. A ligação minimizaria os constantes engarrafamentos enfrentados no Centro da cidade, reduzindo o fluxo em até 20%. "São dois bairros movimentados e de grande importância econômica e turística. Não é possível que quem precisa ir do Quitandinha para o Bingen tenha que dar a volta na cidade inteira", ressalta Baninho. Fonte: Tribuna de Petrópolis

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