sábado, maio 05, 2012

Cervejaria Bohemia e Museu da Cerveja são inagurados

Inaugurado em solenidade nesta sexta-feira (4), com a presença de autoridades, o Museu da Cerveja, que vai funcionar no prédio da antiga cervejaria Bohemia – primeira cervejaria do Brasil – é o mais novo atrativo turístico para petropolitanos e visitantes. Com mais de 20 ambientes distribuídos em uma área de mais de sete mil metros quadrados na Rua Alfredo Pachá, o espaço é considerado um dos mais completos centros de experiência cervejeira do mundo e deverá alavancar o turismo na cidade. “Estamos certos de que Petrópolis vai se beneficiar de eventos internacionais de grande porte que acontecerão no Rio, como a Jornada Mundial Católica, a Rio +20 , a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A cidade já tem na Rua Teresa um polo de modas importante para o turismo e ganha com este museu um atrativo turístico de grande valor para a cidade”, disse o vice-governador Luiz Fernando Pezão. O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júlio Bueno, frisou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para que empreendimentos deste porte se tornem possíveis. “Como tecnocrata que sou, acostumado a assinar papéis, posso dizer que fiquei emocionado ao visitar este museu e ver este projeto se concretizar, não só contribuindo com o turismo, mas também gerando empregos com carteira assinada, o que é importante para a população”, disse. A venda de ingressos (R$ 39 inteira e R$ 15 para estudantes e idosos) começa a ser feita hoje. Os agendamentos podem ser feitos pelo site: bohemia.com.br/cervejaria. As visitas podem ser feitas de quarta à sexta-feira, de 11h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 11h às 20h. Fonte: Tribuna de Petrópolis

Um comentário:

Unknown disse...

Li um texto de uma amiga escritora e nao pude deixar de coloca-lo aqui para tomarem um porre de literatura.

RITUAL DE PASSAGEM – Ludimila Beviláqua
12 de setembro de 2012

“Tudo aqui foi feito para você ter uma experiência inesquecível,

com muito conhecimento e entretenimento.”






Escrevi certa vez que mesmo visitando Petrópolis todos os anos e ter vivido lá por outros dois, sempre encontrava ângulos novos para fotos e memórias. Escrevi também que as palavras escritas podem desenhar em nosso imaginário o concreto e o abstrato: lugares, pessoas, sensações, sentimentos. A palavra do escritor é viva. Queria mesmo escrever assim, construindo imagens, sons e cores. Precisava ser sensorial para descrever a experiência vivida no último feriado da Independência: os caminhos percorridos na Cervejaria Bohemia. Em uma média de três horas (mas um sorriso logo na recepção informa que podemos ficar mais) fomos transeuntes extasiados pelos mais de 20 ambientes que remontam os mais de 8.000 anos da cerveja.




Conduzidos pelos discípulos do Mestre Cervejeiro, guias incomuns na liberdade que permitem, sem o molde engessado que sempre encontramos, podemos vivenciar cada detalhe, cada espaço cuidadosamente criado para estimular nossos sentidos em sua totalidade. Telas vivas e interativas remontam antigas civilizações e compartilham harmonicamente o líquido dourado com o Brasil Imperial.




Petrópolis é a terra natal da Bohemia. É a cidade que abriga hoje a sofisticação, o bom gosto e a riqueza histórica da cervejaria. É a cidade que abriga a Sala do Mestre com sua alquimia contagiante, apurada e mágica.




Percorro mentalmente algumas passagens: ingredientes, transformação, envase, degustação. Palavras que vão reconstruindo belezas e sensações. A expressão “tomar uma Bohemia da fonte”, tantas vezes dita para anunciar mais uma viagem à cidade de Pedro, tem hoje um registro de imagem que frequentará muitos de nossos brindes .




Com a taça erguida, aprendemos o ritual para celebrar a arte, a vida, o sabor. Um bar exclusivo abriu-se diante de nós, privilegiados boêmios diurnos. Alguns passos adiante e estávamos prontos para voltar sempre. Queríamos já levar os amigos, contagiar a todos, os que apreciam ou não, a celebrada bebida.




A Cervejaria Bohemia é um lugar para aprender, para ler, para se surpreender. É um lugar para se presentear, para apreciar, para se apaixonar. A Cervejaria é um lugar para sentir, para se permitir, reconstruir, um lugar para ouvir e finalmente para aplaudir, de pé.



Ludimila Beviláqua Fernandes Terra