sexta-feira, março 02, 2012

Corrêas vai ganhar nova ponte de acesso

O Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RJ) vai recuperar trecho de 21 quilômetros da Estrada União Indústria entre os distritos de Pedro do Rio e Posse. O recapeamento e a sinalização serão iniciadas ainda no primeiro semestre, assim como a segunda ponte em Corrêas, obra que entra em fase de licitação. Além dessas intervenções, o DER vai estudar a construção de uma nova ponte em Secretário. Os deputados Bernardo Rossi (PMDB), Marcus Vinícius (PTB) e Luiz Paulo (PSDB) se reuniram com o presidente do Departamento, Henrique Ribeiro, na quarta-feira (29), acompanhando a evolução da obra da ponte de Corrêas garantida por meio de emenda parlamentar apresentada em conjunto no valor de R$ 1,5 milhão. As outras reivindicações dos deputados já estão na pauta de prioridades do DER-RJ.

A União Indústria é o principal meio de escoamento da produção rural dos distritos e o trecho entre Pedro do Rio e Posse é um dos mais castigados. "Recapeamento e sinalização é o minímo para garantir a segurança também dos moradores e turistas que frequentam as áreas", afirma Bernardo Rossi. Marcus Vinícius apontou ainda a necessidade de uma obra de qualidade na União e Indústria. "O trecho entre Barão do Rio e Branco e Pedro do Rio, executado pelo DNIT, deixou a desejar. Falhas e fissuras já aparecem pouco mais de três meses do recapeamento. Queremos que o DER garanta uma obra duradoura. O fluxo de veículos pesados é intenso naquela região".

A segunda ponte de Corrêas terá a obra iniciada ainda no primeiro semestre. A ordenação no trânsito no bairro - com reflexos por Nogueira e Itaipava - passa, obrigatoriamente, por uma nova estrutura. Diariamente, circulam pela Praça Luiz Furtado da Rosa, que dá acesso à ponte e, consequentemente, à Estrada União Indústria, 90 coletivos por hora. São aproximadamente 870 ônibus que passam nesta região, por dia, e mais de 15 mil usuários.

"A estrutura atual, construída há mais de 60 anos, compromete diretamente a fluidez do tráfego. O engarrafamento reflete na União Indústria, principal acesso ao bairro, e causa retenções em direção aos demais distritos onde estão mais de 50 mil moradores e concentrados a maioria dos hotéis e restaurantes, áreas prcuradas intensamente pelos turistas", analisa Luiz Paulo. O deputado, engenheiro civil, acredita que a nova estrutura põe fim ao problema. "Caberá à companhia de trânsito os ajustes no entorno da área", aponta.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: