domingo, janeiro 15, 2012

Nogueira reclama de abandono do governo

Pelas ruas do bairro de Nogueira o clima é de revolta. As reivindicações são as mais diversas, desde pavimentação até maior fiscalização do poder público. Na localidade os moradores garantem que o sistema de coleta de lixo e limpeza é ineficiente, existem ruas sem pavimentação e sem calçada, diariamente é possível verificar cavalos transitando em vias da região livremente e, além disso, os jovens e crianças do bairro não contam com um sistema de educação adequado e necessário. Isso sem contar que um dos principais atrativos turísticos do lugar, o Lago de Nogueira, sofre com a falta de manutenção.
Esta semana completou um ano que as fortes chuvas de janeiro levaram o asfalto da Rua Milton de Carvalho, que até hoje não foi refeito. Na ocasião, os moradores disseram que o prefeito, o vice secretário de Planejamento, o coordenador da regional da subprefeitura, o presidente da Comdep e outros representantes do governo estiveram no local e prometeram melhorias.
“A única coisa que eles fizeram foi retirar o entulho no dia do ocorrido e no dia 23 de abril, dia de São Jorge, eles colocaram pó de pedra para o Desfile de Cavaleiros, o que só serviu para levar poeira para as casas próximas”, declarou Maria Tenório da Veiga.
Outra preocupação com relação ao calçamento são os inúmeros buracos nas principais ruas do bairro. Eles estão por toda parte.
Além das péssimas condições das vias, os motoristas que passam pelo bairro ainda precisam estar atentos a mais um desafio: driblar a presença de cavalos na pista.
Os animais que ficam no entorno do lago, prontos para levar turistas e petropolitanos para um passeio, fogem e ficam circulando por Nogueira. “Esta é uma cena comum aqui e que já gerou vários acidentes. Deveria ter uma regulamentação atribuindo aos donos dos cavalos as devidas responsabilidades. Fora os problemas no trânsito os animais remexem as lixeiras e deixam tudo sujo”, comentou Maria Eliza Modiano.
“Os proprietários dos animais também deixam o local onde ficam completamente imundo, sendo que, segundo a Comdep, eles são obrigados a manter a área limpa. Mas alguém fiscaliza isso? Claro que não, nunca”, indagou e respondeu Luiz Veiga.
A falta de limpeza do Lago de Nogueira também gera revolta na região. “No início de outubro o prefeito esteve aqui e prometeu a limpeza do nosso lago já quase totalmente tomado pelas gigogas. Após algumas semanas o serviço começou, mas infelizmente ficou pela metade”, lamentou mais uma vez o morador.
“Ultimamente nada aqui tem sido feito por completo. O sistema de recolhimento de lixo está péssimo e as lixeiras estão sempre transbordando. O que acontece em frente à paróquia de Nogueira é um absurdo. Este problema gera a presença de animais e pode transmitir doenças”, preocupa-se Lucio Ricardo de Carvalho.
No bairro também faltam calçadas. O espaço que deveria garantir a segurança dos pedestres está tomado pelo mato, principalmente na Estrada do Calembe.
“Aqui tem muito movimento de ônibus e caminhão e as pessoas correm risco andando na rua. Sabemos que isto é responsabilidade de cada morador, mas a prefeitura, através do Código de Postura, deveria fiscalizar e cobrar. Se eles não fizerem isso como vamos ficar?”, questionou Maria Eliza, que ainda tem outras cobranças a fazer. “Há mais de dois anos o prefeito prometeu para cá escolas de primeiro e segundo grau, nas até agora nada. A escola de primeiro grau que temos aqui funciona em uma casa improvisada e está mal instalada. Nossas crianças têm que sair daqui para estudar em Corrêas”.
“Chega de promessas. Nós queremos a presença do governo municipal no nosso bairro. Nós pagamos impostos, altos por sinal, e temos direito a toda infraestrutura”, concluiu Luiz Veiga.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: