segunda-feira, janeiro 16, 2012

Ação coordenada para combater a dengue

Números dos Levantamentos de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAas) estão contribuindo para que a secretaria de Saúde organize de forma mais coordenada as ações de combate e prevenção à dengue no município. A pesquisa, realizada periodicamente pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária, torna possível a identificação dos locais onde há maior incidência do mosquito. A mais recente, por exemplo, realizada entre os dias 2 e 11 de janeiro em 54 bairros da cidade, apontou alerta de médio risco para a localidade de Vila Rica, em Itaipava. Em outros nove bairros também foram encontrados focos de dengue.
Desde quinta-feira, ou seja, um dia após ficar pronto o resultado da pesquisa, uma equipe de agentes foi direcionada exclusivamente para a comunidade de Vila Rica a fim de vistoriar cada moradia à procura do mosquito e eliminar os possíveis criadouros. O LIRAa apontou o resultado de 1,3% de infestação na localidade, que está na faixa de índice de médio risco, que abrange os resultados entre 1% e 3,9% de infestação.
O levantamento é feito por amostragem, ou seja, de cada cinco imóveis de cada bairro, um é vistoriado. Neste último levantamento, o LIRAa vistoriou quase cinco mil imóveis. O resultado da pesquisa também indicou que mais de 50% dos criadouros são do grupo B (depósitos móveis), ou seja, vasos de planta, xaxim, pratinhos, potinhos para plantas.
Segundo Eduardo Lucena, coordenador da Vigilância Sanitária, dos 54 bairros pesquisados, 11 tiveram resultado positivo, ou seja, havia a presença do vetor. Em 10 bairros, o índice foi considerado de baixo risco, ou seja, ficou zero e 0,9% de infestação.
Apesar de Petrópolis apresentar índice médio de baixo risco, - 0,4%, a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, faz um alerta à população: “É responsabilidade de todos evitar a proliferação do mosquito da dengue, eliminando os possíveis criadouros”, disse.
A Secretaria de Saúde criou um comitê técnico envolvendo diferentes departamentos para desenvolver ações em conjunto no combate à dengue. Hoje pela manhã, o comitê aprovou o protocolo municipal para o atendimento dos pacientes com sintomas da doença na rede. O comitê vem se reunindo desde agosto passado e suas ações visam evitar uma epidemia de dengue no município.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: