quarta-feira, dezembro 28, 2011

Banco de Sangue faz apelo por doações urgentes

O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa está precisando de doadores de sangue de todos os tipos. É nessa época do ano, próximo ao Réveillon, que a procura pelas bolsas cresce. O banco atende aos pacientes do SUS, da Unimed, Casa da Providência e Pronto Socorro e, no último mês, o movimento chegou a cair 40%. A equipe da Tribuna esteve no banco durante a manhã de ontem e apenas uma pessoa aguardava para fazer doação. Apesar disso, o movimento antes do Natal superou as expectativas.
De acordo com Márcia dos Santos Alves, 49, captadora de doadores, na semana antes do Natal o número de doares atingiu a meta esperada. “Chegamos a ter 40 pessoas doando sangue por dia aqui na última semana. Ficamos muito felizes e conseguimos ajudar muitos pacientes. Agora, nossa luta é para que ainda mais doadores nos visitem antes do Réveillon”, disse Márcia.
Márcia salienta que outros municípios também dependem das bolsas que são armazenadas no banco. “Às vezes, mandamos o sangue para outros lugares. As pessoas doam e nós atendemos os pedidos de acordo com a demanda, mas, pela experiência, já sabemos que neste fim de dezembro a procura vai ser grande. Infelizmente, acontecem muitos acidentes na estrada, o que nos deixa bastante apreensivos”, contou.
Para doar sangue nessa semana antes da virada, os doadores devem seguir algumas recomendações. “É importante não ter bebido na véspera, ter tido uma boa noite de sono e não ter ingerido comida gordurosa. Às vezes as pessoas chegam aqui em jejum e é importante esclarecer que elas podem tomar um café antes, mas tem que ser bem equilibrado”, disse Márcia.
Quem procura o banco pela primeira vez se torna um doador assíduo. “Minha esposa é doadora há muito tempo, e agora que ela está grávida estou doando no lugar dela. Superei meu medo de agulhas e estou aqui para ajudar”, disse Luis Felipe Dutra, 26.
Na maioria das vezes, as pessoas passam a doar sangue depois que sentem na pele a necessidade da doação. “Minha tia precisou, há algum tempo, e foi muito difícil conseguir porque o banco estava com baixo estoque. Isso me motivou ainda mais a fazer a minha carteirinha e ajudar quem precisa”, completou Luis Felipe.
Além dos cuidados ressaltados por Márcia, os doadores devem estar com a saúde em dia, tenham entre 16 e 67 anos e pesem mais de 50kg. O banco de sangue do hospital Santa Teresa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, e não vai vai ter recesso no funcionamento no fim do ano. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2245-2324. O Banco de Sangue fica na Rua Paulino Afonso, 477.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: