sábado, dezembro 10, 2011

Abaixo-assinado em apoio às restrições na BR-040

Em reunião marcada para hoje, no Rio, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), Marcelo Fiorini, vai entregar ao secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, um abaixo-assinado de entidades petropolitanas em apoio à medida anunciada pelo Estado de restringir os horários de circulação de carretas na BR-040. No documento, empresários destacam a importância da medida para a economia da cidade e reivindicam que ela seja colocada em prática o mais rapidamente possível. “A nossa vontade é que essa medida entre em vigor amanhã mesmo, mas sabemos que ela exige uma série de providências por parte do estado. Amanhã (hoje), o documento será entregue no gabinete do Júlio Lopes. Em conversa com o secretário, por telefone, percebemos que há uma enorme boa vontade em implementar esta medida, o que demonstra que o secretário é uma pessoa de visão. Esperamos, no entanto, que entre em vigor o quanto antes, pois esta é uma reivindicação antiga da cidade”, afirma Marcelo Fiorini.
A iniciativa do Sicomércio teve o apoio de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Empregados do Comércio, Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (Acep), Convention Bureau de Petrópolis, Sindicato dos Hotéis e Pousadas de Petrópolis, Sindicato dos Confeccionistas, polos de moda e moveleiro do Bingen, Firjan, Fase, ABIH e Abrasel. Fiorini destaca que a cidade vem sendo muito prejudicada por causa das carretas que quebram e se acidentam na subida da serra, provocando horas de engarrafamento.
“A cidade inteira vai ganhar com esta medida. Sabemos da necessidade das transportadoras, mas consideramos que elas não podem atrapalhar a economia da cidade. O ideal é que, nos dias de semana, a restrição ocorra entre 18h e 22h, e, nos sábados, entre 8h e 14h, pois estes são os horários de maior movimento na estrada. Sem os caminhões circulando nestes horários, teremos menos acidentes e, consequentemente, menos transtornos. Tenho que destacar o apoio que recebemos não só das demais entidades, mas também do deputado estadual Bernardo Rossi, que abraçou a ideia e vai nos acompanhar na reunião, e ao assessor do secretário, o petropolitano Maurinho Branco, que também ajudou a articular este encontro”, disse Marcelo Fiorini.
O presidente do Sicomércio destaca que todas as medidas adotadas para facilitar a chegada do turista a Petrópolis devem ser incentivadas. “Hoje quem vem para Petrópolis enfrenta uma verdadeira gincana para conseguir chegar. Ele paga uma das mais caras tarifas de pedágio do Brasil, enfrenta uma pista de subida da serra totalmente esburacada, é espremido pelas carretas durante o percurso, enfrenta engarrafamentos quando acontecem acidentes, e ainda tem que passar do Quitadinha ao Centro”, afirma Fiorini.
Fonte: Tribuna de Petópolis

Nenhum comentário: