quinta-feira, novembro 03, 2011

Trajeto Ptropolis-Castelo Ficara 30 minutos mais longo

O aumento no tempo de viagem é consequência de mudanças no trânsito no Rio por causa de obras na Perimetral. / Roque Navarro
A partir deste sábado, dia 5, os usuários da Linha Castelo devem preparar-se para as mudanças nos itinerários das linhas intermunicipais que trafegam pela Zona Portuária do Rio de Janeiro. As alterações foram anunciadas na semana passada pela Prefeitura do Rio e a data deve ser confirmada até a próxima sexta-feira, dia 4. As mudanças no trânsito são consequência das obras do projeto Porto Maravilha, visando as Olimpíadas de 2016.
A revitalização da região prevê a demolição do Elevado da Perimetral – entre a Rodoviária Novo Rio e as proximidades da Avenida Presidente Vargas – e a ampliação da Avenida Rodrigues Alves (via localizada abaixo do elevado), tornando-se a nova via expressa de entrada e saída da cidade. De acordo com o projeto, uma nova malha viária será entregue à região portuária, com praças, 17 quilômetros de ciclovia, museus e lojas.
O projeto também prevê a implantação do sistema de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT). O sistema contemplaria não só a região do Porto como também a área central, abrangendo pontos de grande circulação como a Avenida Rio Branco, a Praça XV e o Aeroporto Santos Dumont. O anúncio da revitalização e alterações no trânsito e tráfego na região causou alvoroço entre os usuários das linhas intermunicipais que utilizam a Zona Portuária e fazem parada no Terminal Rodoviário Menezes Cortez. Correram boatos de que o terminal seria desativado e os ônibus não poderiam mais trafegar pela região.
Entre as linhas que seriam afetadas estaria a Castelo x Petrópolis. Há cerca de três meses, surgiram os boatos do cancelamento da linha, mas não foram confirmados pela Prefeitura do Rio. Em setembro, novos rumores surgiram e de acordo com o gerente administrativo da empresa Única/Fácil, José Antônio Peixoto, definições sobre o trânsito na Zona Portuária do Rio seriam definidas até o fim do mês passado. Segundo o diretor da empresa Única/Fácil, Luiz Assumpção, as alterações no trânsito anunciadas pela Prefeitura do Rio no início da semana não impedirão que a linha Castelo continue a trafegar, mas ele ressalta que haverá transtornos para os usuários, uma vez que as viagens podem ficar até 30 minutos mais longas. “Toda a região está passando por obras, e com essas mudanças nos itinerários podem haver atrasos. Vai ser preciso ter paciência”, frisou Luiz, acrescentando que, por enquanto, os ônibus continuarão realizando o embarque e desembarque no Terminal Menezes Cortez. O diretor da Única garantiu que a linha continuará operando sem alterações nos horários e nos dias. “Acredito que enquanto a Perimetral não for demolida, o que deve acontecer só em 2013, vamos continuar trafegando normalmente”, comentou Luiz Assumpção.  As alterações no trânsito previstas para acontecer neste sábado incluirão as ruas Mayrink Veiga, Camerino, Primeiro de Março, Acre, Dom Gerardo, Alcântara Machado, Cortines Laxe, Beneditinos, Visconde de Inhaúma, Sacadura Cabral e Conselheiro Saraiva, além das avenidas Marechal Floriano e Rio Branco. Fonte: Tribuna de Petropolis

Nenhum comentário: