quarta-feira, novembro 30, 2011

Sicomércio dispara contra a Concer: desrespeito à cidade

“Estou indignado com a falta de respeito que a Concer mais uma vez está mostrando com relação à cidade que mais lhe gera recursos”. O desabafo do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini, reflete a insatisfação de muitos empresários, diante da decisão da concessionária que explora o pedágio na BR-040, de, mais uma vez, iniciar obras de manutenção perto do principal acesso à cidade, nas vésperas do Natal, quando o comércio recebe o maio volume de clientes, vindos de outros municípios. A exemplo do que aconteceu no ano passado, as obras de recuperação da pista na altura do quilômetro 82 da pista sentido Juiz de Fora, vêm causando transtornos a motoristas, que, para conseguir chegar a Petrópolis, enfrentam longos engarrafamentos. Na manhã de sábado, usuários da BR-040 enfrentaram mais de um quilômetro de engarrafamento na subida da Serra por conta das intervenções, situação que vem se repetindo todos os dias, principalmente no fim da tarde.
“É um absurdo total que novamente eles estejam fazendo estas obras no período mais importante do ano para a economia da nossa cidade. Não só o comércio, mas também os hotéis e pousadas da região estão sendo prejudicados por esta obra. Isso mostra que a concessionária não tem compromisso nenhum com a cidade. Na quinta-feira, encaminhamos em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma carta à Concer solicitando que as obras sejam suspensas pelo menos neste período que antecede as festas de fim de ano, pois o comércio de Petrópolis está sendo novamente prejudicado”, afirma Fiorini.
O presidente do Sicomércio lembra que no ano passado a economia da cidade foi impactada por conta de obras que dificultaram o acesso e considera uma falta de bom censo por parte da concessionária realizar obras de manutenção neste período. “A Concer teve um ano inteiro para fazer estas obras e deixou este serviço para ser realizado justo nos meses mais importantes para o comércio da nossa cidade. Isso mostra uma falta de consideração com a cidade. No ano passado registramos uma queda de 40% nas vendas do comércio varejista em Petrópolis por causa de obras neste mesmo ponto. Tivemos notícia, naquela época, de que muitas pessoas que vinham fazer compras na Rua Teresa, por exemplo, depois de passar horas presas ao engarrafamento, acabavam desistindo e retornando ao Rio. Não bastasse o movimento cada vez maior de carretas de grande porte, que deveriam ter horário de circulação restrito, por conta dos transtorno que causam ao trânsito, ainda temos agora estas obras”, critica.
Marcelo Fiorini informou que além de encaminhar uma carta à Concer, o Sicomércio vem acionado também autoridades municipais com o objetivo de mobilizar forças para evitar prejuízos à cidade. “Fizemos contato com o prefeito na sexta-feira, pedindo que ele intervenha junto à Concer. Encaminhamos também ofícios a todos os vereadores, reivindicando apoio. Precisamos unir forças em Petrópolis para cobrar que a Concer passe a respeitar a nossa cidade”, finaliza.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: