quarta-feira, novembro 02, 2011

Serra Velha vira rota de fuga da BR-040

Os 25 quilômetros da Serra da Estrela que separam Petrópolis de Duque de Caxias estão sendo fundamentais para motoristas que veem na "Serra Velha" a única opção para escapar dos riscos, acidentes e engarrafamentos constantes na BR-040, pista de subida. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) conclui limpeza e capina em toda a extensão da estrada, a BR-107, atendendo indicação do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB). O pedido foi feito ao órgão em março e também decorria de medidas para reestruturar a cidade pós chuvas de janeiro. Com a limpeza e aplicação de paralelos e asfaltos em alguns trechos a via está mais larga e mais segura e está absorvendo o tráfego de pelo menos oito mil veiculos ao dia, mais do que o dobro do usual.

"Mais do que nunca, a estrada velha - uma das mais antigas do país que começou a surgir em 1724 - está sendo usada, só que como rota de fuga da BR-040 que fecha sem qualquer aviso diante de graves acidentes com veículos de carga. A estrada da Serra da Estrela se tornou a opção mais segura do momento", aponta.

Em cinco dias - entre 27 e 31 de outubro - foram três graves acidentes que fecharam por horas a estrada. No mais recente, na segunda-feira, um caminhão emparelhou com outro veículo transportando refrigerantes, para evitar que a carga caísse na pista. Não houve feridos, mas a estrada ficou totalmente fechada até que os caminhões fossem retirados. Foram cinco quilômetros de engarrafamento que se estendeu até o pedágio, em Xerém, e mais de três horas para chegar à Petrópolis.

Excesso de peso e velocidade, uma pista sem manutenção, iluminação e sinalização, aliados à falta de fiscalização tornaram a BR-040, pista de subida, um risco. "Sem contar que não há como prever quanto dura uma viagem. Um percurso feito em 25 minutos ou menos agora dura duas, três horas", afirma Bernardo Rossi.

Ainda que o DER tenha atendido o pedido e realizado melhorias na Serra Velha da Estrela, Bernardo Rossi está solicitando que o órgão reveja a estrada - e promova mais melhorias - como o principal meio de acesso à Petrópolis. A estrada é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e o parlamentar solicita um projeto que alie mobilidade e preservação.

"Existe e apoiamos o projeto da volta do trem à Serra Velha, mas até que ele seja colocado efetivamente em prática temos de cuidar da Serra da Estrela como opção viável para acessar Petrópolis. Já pedimos mais intervenções e também policiamento", completa Bernardo Rossi.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: