terça-feira, novembro 15, 2011

Petrópolis lança campanha contra Diabetes

A doença mata uma pessoa a cada 8 segundos, e não discrimina entre jovens ou idosos, pobres ou ricos, homens ou mulheres. É uma epidemia mundial, cujo dia (14) é divulgado em todo o mundo, envolvendo mais de 200 associações em 160 países.

Para apoiar a iniciativa, a Coordenação de Programas de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis promove palestras, campanhas informativas e atividades para crianças e adultos, portadores ou não do diabetes, a partir do dia 14.

Segundo a Dra. Adriana de S. Thiago Papinutto, Coordenadora do Programa de Diabetes no município, “a doença já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo” – 6.629 delas em Petrópolis, cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A estimativa é que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões. No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6,4 milhões de pessoas.
Investir em uma alimentação rica em fibras e em atividades físicas é a receita para prevenir uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e cegueira no mundo. Pessoas acima de 45 anos, com sobrepeso e hipertensão arterial devem ficar ainda mais atentas.

Sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar e má cicatrização são alguns dos sintomas que, quando aparecem ao mesmo tempo, podem indicar o surgimento da doença. Neste caso, um médico deve ser consultado para orientar os exames adequados.

Programação em Petrópolis


Dia 16/11/2011 às 16h – Mesa redonda: “Viver bem com o diabetes”
Local: Auditório do Hospital Alcides Carneiro – Corrêas
Público-alvo: portadores de diabetes

Dia 18/11/2011 – das 9h às 16h – Campanha em Petrópolis
Local: Praça D. Pedro e Praça de Corrêas
Atividades: exibição de cartazes e vídeos, medição da glicose no sangue, distribuição de folhetos informativos, jogos e brincadeiras para as crianças.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: