segunda-feira, outubro 17, 2011

Outubro Rosa: orientação que ajuda a salvar vidas de mulheres com câncer

Campanhas de conscientização como a “Outubro Rosa”, que chama atenção para a importância do diagnóstico precoce de casos de câncer de mama, vêm aumentando as chances de vida de mulheres que a partir do diagnóstico precoce têm até 95% a mais de possibilidades de vencer a doença. O resultado do trabalho de conscientização se reflete na estatística do Centro de Tratamento Oncológico (CTO), que registrou até setembro deste ano 106 novos casos de câncer de mama em pacientes de Petrópolis, um indicativo de que até o fim de 2011 o número de casos deve superar as estatísticas dos dois últimos anos. Em todo o ano de 2010 foram contabilizados pelo CTO 115 novos casos da doença, três a mais do que em 2009, quando 112 mulheres receberam o diagnóstico positivo para câncer de mama.
“A avaliação que fazemos hoje é de que o número de casos vem aumentando não por conta de um crescimento de incidência da doença, mas sim porque o diagnóstico está sendo feito mais cedo, no estágio inicial da doença, antes mesmo do nódulo ser percebido na apalpação. São casos que seriam notados daqui a uns três anos e que, por conta do trabalho de conscientização que leva a paciente a fazer o exame, são diagnosticados e começam a ser tratados mais cedo”, avalia o mastologista Carlos Vinícius Pereira Leite.
“Percebemos que as pessoas estão procurando tratamento mais cedo aqui no CTO. Temos recebido pacientes com casos bem precoces. Isso mostra que a campanha está atingindo o seu objetivo de conscientizar as mulheres”, considera a presidente da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos, Ana Cristina Coelho Mattos, responsável pela mobilização em Petrópolis.
Hoje, a exemplo do que vem acontecendo em todo Brasil, existe em Petrópolis um aumento na incidência de casos de câncer de mama, que já superaram os casos de câncer de colo de útero, por exemplo. “Normalmente as mulheres se preocupam em fazer anualmente o exame preventivo, por conta do risco de câncer de colo de útero. Campanhas como a Outubro Rosa são um alerta para que elas deem mais atenção ao cuidado com a saúde das mamas”, frisa o mastologista Carlos Vinícius.
O médico destaca que a discussão sobre a doença ajuda a reduzir o estigma de morte – primeira ideia a que a doença arremete – e dá dicas de como se prevenir. “A primeira etapa é da prevenção à doença, que deve ser feita com o estímulo a uma vida saudável, com o controle de peso, alimentação balanceada, atividades físicas e evitando o uso de cigarro e consumo de bebidas alcoólicas. O segundo passo é o autoconhecimento da mama. A mulher deve fazer sempre o autoexame e se perceber alguma alteração na mama deve procurar o médico”, orienta Carlos Vinícius Pereira Leite.
Outra medida importante é a realização de exames periódicos da mama (mamografia), que devem ser feitos pelo menos uma vez por ano por mulher com mais de 40 anos.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: