terça-feira, setembro 20, 2011

Obstáculos para venda de bebidas alcoólicas

O projeto de restringir a venda de bebidas alcoólicas para menores inclui avisos espalhados no supermercado. / Alexandre Carius
Comprar uma garrafa de vinho, cerveja ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica está cada vez mais difícil para menores de 18 anos, em Petrópolis. O que já era proibido por lei, ganhou ainda mais força com a criação de um sistema, pelo TI de uma rede de supermercados do Estado do Rio de Janeiro. Na hora de passar o produto no caixa, ele impede que a venda seja concluída sem que o consumidor apresente a carteira de identidade.
O sistema inovador foi desenvolvido pelo Grupo Pão de Açúcar e, desde a última sexta-feira está em funcionamento em toda a rede de Supermercados e Hipermercados Extra. O procedimento é simples: ao efetuar o registro de qualquer bebida alcoólica, o código de barras do item é identificado. O operador de caixa recebe uma mensagem para que solicite o documento que ateste a maioridade do comprador. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente no sistema e, comprovada a maioridade, a venda é autorizada.
De acordo com Arilson Cunha, gerente regional do grupo, no caso do sistema mostrar que o comprador é um adolescente, a venda é automaticamente cancelada. “Está tudo amarrado ao código de barras”, explica, destacando que, no momento que o sistema lê o código de barras de uma bebida alcoólica, a tela do caixa exibe a Lei Federal que proíbe esse tipo de venda a menores de 18 anos.
O programa já foi implantado nas cinco lojas de Petrópolis, ou seja, Quitandinha, Paulo Barbosa, Alto da Serra, Corrêas e Itaipava.
Fonte: Tribuna de Petropolis
 

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