domingo, setembro 25, 2011

Bombeiros em alerta: fogo já destruiu mais de 770 hectares de vegetação

Há três semanas, homens do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Rebio Araras estão combatendo queimadas principalmente na região de Itaipava e Araras. O tempo seco e o longo período de estiagem estão prejudicando o combate aos focos de incêndio que já destruíram 770 hectares de vegetação e os números não param de aumentar. Ontem à tarde e à noite os bombeiros receberam chamados para combater novos focos de fogo em outras regiões, inclusive no primeiro distrito. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de agosto foi 80% menos chuvoso do que o normal, aumentando os riscos de queimadas.
Segundo o chefe da Rebio Araras, Ricardo Ganem, o período dos incêndios florestais neste ano começou mais tarde, mas são mais intensos. “No ano passado, os incêndios florestais começaram um pouco mais cedo, mas as queimadas foram mais concentradas em Araras e alguns pontos de Itaipava. Neste ano, os focos estão espalhados ocorrendo em diversos locais ao mesmo tempo. Isso dificulta o combate”, explicou.
Ontem, sete focos de incêndio foram registrados: Posse, Fazenda Inglesa, Vale do Bonsucesso, Estrada das Perobas, Mangalarga, Caxambu e Vila Manzini (Carangola). Na parte da manhã, homens do Corpo de Bombeiros e do Inea combatiam o fogo na Estrada das Perobas, no Vale do Bonsucesso e no Mangalarga. Nesses locais, os incêndios estavam próximo a residências, causando mais preocupação por parte dos Bombeiros.
Dois helicópteros – um do Corpo de Bombeiros e um da Polícia Civil – estavam sendo utilizados no combate aos incêndios. O heliponto do Hotel Vale Real, em Itaipava, foi cedido para que os bombeiros instalassem um firetanque (reservatório inflável) para abastecer a aeronave da Polícia Civil. Outro terreno na Estrada das Perobas também foi utilizado, e estava sendo utilizado também um firetanque para abastecer o helicóptero dos bombeiros. Ao todo, 80 homens estão trabalhando no combate as incêndios.
De acordo com Ricardo Ganen, 100% das queimadas ocorridas na cidade são promovidas pela ação do homem, seja com intenção ou não. “Aqui não há combustão espontânea, quando o fogo começa de uma hora para outra. Todos os incêndios que são registrados começam pelas mãos do homem. Ou as pessoas estão limpando os seus terrenos e o fogo se alastra, ou então o incêndio é criminoso”, informou. Desde que o combate às queimadas começarou, dois homens já foram autuados por colocar fogo na mata.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: