sexta-feira, junho 24, 2011

Na União e Indústria, comércio já registra perdas superiores a 70%

As obras de recuperação da Estrada União e Indústria, que tiveram início no último dia 18 de maio, não estão causando transtornos apenas no trânsito. Comerciantes da Rua Hermogênio Silva, no Retiro – local onde as intervenções começaram – reclamam dos prejuízos e da queda do movimento. O empresário Luciano Ramos, proprietário de uma revendedora de automóveis, no Retiro, conta que a queda nas vendas chega a 70%. Segundo ele, as rotas alternativas utilizadas pelos motoristas para evitar os congestionamentos na rodovia, que em alguns horários chegam a três quilômetros, fizeram com que os clientes sumissem. “O movimento está muito fraco. Todos estão fugindo da União e Indústria”, frisou.
Gerente de uma loja de roupas femininas, Jaqueline Coelho também reclamou dos prejuízos. Segundo ela, a queda nas vendas é superior a 30%. “Nosso maior público vem em vans do Rio de Janeiro e Caxias, mas agora, com esta obra, eles não estão vindo mais”, contou. Ontem pela manhã, apenas uma van, vindo do Rio, estava no local. Segundo o guia Reginaldo Castro, o acesso ficou ruim e as passageiras reclamam da longa espera no trânsito. “Agora tá muito complicado, temos que dar uma volta imensa para evitar o congestionamento. Não vale muito a pena”, comentou.
Para o empresário Luciano Ramos, a solução seria realizar as obras à noite. “Quando asfaltaram o início da Hermogênio Silva, os serviços foram feitos à noite. Não houve prejuízos para os comerciantes e nem complicações no trânsito. Não somos contra a obra, o asfaltamento é necessário, mas é preciso realizar os trabalhos de uma forma que não vá prejudicar a população”, protestou.
Outra preocupação dos empresários é com o tempo da obra. De acordo com o Departamento Nacional de Infra-estrutura e Trânsito (Dint) responsável pelas intervenções, a recuperação na estrada deve durar seis meses nesta primeira fase – que segue até Pedro do Rio – e mais 30 meses na segunda etapa – entre a Posse e a divisa com Minas.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: