sexta-feira, março 18, 2011

Vidros quebrados, paredes pichadas e tijolos quebrados: o Belvedere em 2011

O que antes era considerado um dos mais belos pontos turísticos, o Belvedere, que fica na pista de descida da serra, está entregue ao abandono. O lugar que já serviu de cenário para diversas novelas e inclusive filmes nacionais e estrangeiros, como o brasileiro Banana Split e o francês L’Homme de Rio, com Jean-Paul Belmondo, há anos está largado à própria sorte.
Todos os vidros que circundavam o “disco” desapareceram, e todas as paredes, inclusive na parte superior da estrutura, estão pichadas. Os banheiros, que ficam no térreo, chegaram a ser fechados por uma parede, o que não foi suficiente para conter a ação de vândalos. Os tijolos, emboçados com cimento, foram quebrados e agora buracos abertos permitem a entrada de todos. Basta se aproximar das fendas para ter uma noção do que vem acontecendo no local.
Além de todo tipo de lixo, como garrafas pet, pacotes de biscoito e latas de cerveja e refrigerante, preservativos também são facilmente encontrados espalhados pelo lugar, o que reforça a reclamação de motoristas referente à falta de segurança. O acesso à parte superior do disco, onde funcionava o restaurante, também foi fechado por uma parede, mas as marcas deixadas pelos vândalos também estão visíveis.
Lá dentro, além das pichações, até o mato já cresceu, e a falta de capina fica evidente logo no portão de entrada do lugar. Apenas as partes mais próximas às margens da rodovia são cortadas com frequência, enquanto no restante do espaço a grama já está com mais de 60 centímetros de altura. O chafariz, que se trata de uma fonte em três estágios, está parado e cheio de água da chuva, que ficou empoçada e cheia de larvas. A preocupação é que o lugar se transforme num criadouro do mosquito transmissor da Dengue.
Os apelos para a manutenção do lugar são muitos. Basta uma rápida pesquisa pelos sites de busca, na Internet, que surgem uma série de sites e blogs à procura da história do Belvedere, principalmente pedindo a reativação do lugar.
A Concer foi questionada sobre o abandono do Belvedere, mas até o fechamento da matéria não se manifestou sobre o assunto.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: