quarta-feira, março 23, 2011

Equipes trabalham no combate à dengue

Quatro equipes da Vigilância Sanitária realizaram durante toda a manhã de ontem nas localidades de Araras e Meio da Serra buscas por possíveis criadouros do mosquito aedes aegypt – transmissor da dengue. O Meio da Serra, de acordo com dados da Coordenadoria de Epidemiologia de Saúde, é o bairro com maior incidência da doença. Noventa por cento dos casos foram notificados no local. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Eduardo Lucena Gonçalves, as equipes estão realizando um Levantamento do Índice Rápido para Aedes Aegypt em todo o município. “Este trabalho, que é realizado quatro vezes ao ano, é uma exigência do governo do Estado. A partir deste levantamento ficam definidas todas as ações que deverão ser feitas pelo município no controle e combate à doença”, informou.
As larvas dos mosquitos coletadas pelas equipes são levadas para o laboratório da coordenadoria onde são feitos a identificação e o índice de infestação. O levantamento, que teve início no dia 14, termina ainda esta semana. Ainda estão previstas visitas em alguns bairros, hoje e amanhã. Eduardo ressalta que a ajuda da população é importante para a realização do estudo. “A comunidade está sempre disposta a ajudar as nossas equipes. A participação da população é muito importante”, enfatizou. Para evitar a proliferação do mosquito da dengue é preciso evitar deixar água parada em baldes, pneus, lajes, vasilhas, garrafas e outros recipientes. Também é preciso tampar as caixas de água e colocar terra nos vasos de plantas. É importante também não descartar o lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre fechada.
De acordo com dados da Coordenadoria de Epidemiologia de Saúde, desde janeiro já foram notificados 138 casos de dengue em todo o município, deste número 58 pessoas são residentes de Petrópolis e 80 são moradores de outros municípios. Dos casos notificados, 106 foram confirmados, sendo que 73 são de residentes de outras localidades e 33 de moradores de Petrópolis. Além do Meio da Serra, na região de Cascatinha também foram notificados casos da doença.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: