quarta-feira, fevereiro 23, 2011

União e Indústria: obras ainda esperam projetos

Apesar da urgência para o início das obras de recuperação asfáltica da Estrada União e Indústria, que há 20 anos não recebe melhorias, a intervenção ainda não tem previsão para começar pela prefeitura. O governo municipal mantém em estágio de discussão a elaboração do projeto junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sem avançar nas negociações para iniciar a execução do trabalho. O recapeamento total da rodovia está orçado em quase R$ 2,7 milhões, que serão custeados pelo DNIT, de acordo com decisão judicial do ano de 2009.
O secretário de Obras Stênio Nery afirmou em entrevista à Tribuna, ontem, que não há previsão para o início das obras no local. “Ainda estamos em fase de discussão do projeto junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado do Rio de Janeiro e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para elaborar como serão as obras na Estrada União e Indústria”, disse.
Em 2009, o juiz da 2ª Vara Federal de Petrópolis, Fábio Nobre Bueno Brandão, condenou a União e o DNIT a assumirem imediatamente a administração e gestão da Estrada União e Indústria. Atendendo à decisão judicial, o DNIT irá investir R$ 2.650.008,10 na recuperação do trecho entre os distritos de Cascatinha e Pedro do Rio. A documentação apresentada pelo DNIT foi encaminhada às Prefeituras de Petrópolis e de Três Rios, pela procuradora da República Vanessa Seguezzi, e está sendo analisada pelos órgãos competentes.
A falta de recapeamento da pista, há cerca de 20 anos, resultou em buracos, ondulações e inexistência da sinalização horizontal em toda a extensão, agravados pelas chuvas do verão. No trecho entre os quilômetros 58 a 84,5 da estrada, que compreende os distritos citados, onde o movimento de veículos é grande diariamente, há carência ainda de calçadas, o que expõe os pedestres a situações de risco por ser obrigados a caminhar no meio da rua.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: