sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Óleo de cozinha já usado garante desconto na compra de botijões de gás

Uma ideia ecologicamente correta aumentou em mais de 20% as vendas da Liquigás de Petrópolis, empresa distribuidora de gás, e ainda ajudou o meio ambiente a não ser contaminado pelo óleo velho da fritura que seria jogado dentro da pia da cozinha ou nos bueiros das vias públicas. A empresa garante o desconto de R$ 1 no preço do botijão de gás e, como a promoção é acumulativa, já teve comerciante que trocou 500 litros do material que iria para o lixo por seis botijões. Em apenas dois meses de projeto, a firma armazenou em torno de 500 mil litros de óleo vegetal saturado que é recolhido pela Petrobrás e transformado em biodiesel.
O representante da Liquigás, Israel Margiotta, que também foi o grande incentivador para a implantação do programa no município, conta que o principal objetivo da empresa é despertar no consumidor a consciência sobre a importância na preservação ecológica. “O meio ambiente está muito atingido pela ação do homem, por isso a Central da empresa quer ajudar nessa despoluição com ações simples como essa. Ao invés de jogar o lixo fora de forma errada, armazena dentro de uma garrada pet e depois ainda ganha desconto na compra do gás”, disse.
Desde a implementação do projeto, há dois meses, do total das 40 residências e estabelecimentos comerciais que o representante atende, pelo menos 5% já aderiram à iniciativa. “Com o tempo, a intenção é abranger todos os nossos clientes, em especial os donos de restaurantes, os quais geram muito óleo. Com a medida e a entrega em domicílio 24 horas, conseguimos aumentar em mais de 20% o volume de vendas”, acrescentou Israel.
A cozinheira Raquel dos Santos Pinho utiliza quase 30 litros de óleo por mês para preparar as 70 quentinhas diárias que vende, assim já se tornou adepta ao projeto e comemora a economia. “Não podemos chegar no primeiro bueiro que encontramos e despejar o óleo que produzimos, temos que ter consciência que toda ação feita ao meio ambiente terá retorno para nós mesmos. Assim que soube da troca do material pelo desconto no gás comecei a separar o óleo que antes o lixeiro levava e eu nem sabia para onde iria”, ressaltou.
Em cada litro de óleo, 900 ml podem ser modificados em biodiesel. Além da transformação do material em combustível, o óleo de cozinha usado pode virar ainda sabonete e detergente artesanal.
Fonte: Tribuna de Petropolis

Nenhum comentário: