sexta-feira, setembro 10, 2010

Feriadão teve pousadas e hotéis com ocupação de 100% e trânsito caótico

Mais de 50 mil turistas estiveram em Petrópolis para aproveitar o feriado do Dia da Independência na serra. Quase todos os 89 hotéis e pousadas do município tiveram lotação de 100%. Os eventos organizados pela Fundação de Cultura e Turismo (FCT), como a Serra Serata – festa italiana, foram um atrativo a mais. Desde a última sexta-feira, o movimento de veículos era intenso, mas nenhum esquema especial de trânsito foi montado pela prefeitura nos distritos. Em Itaipava, quem tentava ir sentido Centro demorou mais de duas horas durante o percurso.
De acordo com informações da FCT, a lotação dos hotéis durante o feriado foi a esperada, já o movimento de visitantes na Serra Serata, na Praça da Liberdade, superou as expectativas e é provável que seja realizada uma nova edição em 2011. Após o desfile cívico, que reuniu mais de 25 mil pessoas, na última terça-feira, grande parte da população que assistiu a festividade se dirigiu para o evento italiano em seguida. “A Serra Serata, a partir de agora, está inserida no calendário de eventos turísticos da cidade, à medida que se mostrou uma festa que tem capacidade de atrair e aumentar o fluxo turístico em Petrópolis”, disse o presidente da FCT, Charles Rossi.
Houve aquecimento na economia da cidade devido ao grande número de turistas que dormiram nas pousadas ou degustaram a culinária petropolitana em um dos 160 restaurantes distribuídos pelo município. “As baixas temperaturas são um atrativo especial em nossa região, principalmente pela gastronomia e pelo bom vinho, que despertam o interesse do carioca em subir a serra e desfrutar do clima frio, mas agradável, usufruindo do romantismo nos diversos hotéis e pousadas”, falou o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Flávio Câmara.
Os moradores da cidade, entretanto, foram os mais prejudicados com a falta de planejamento do governo municipal para receber esta quantidade de visitantes. O segurança Sergio Silva trabalha em Itaipava e mora em Cascatinha, e para conseguir chegar até a sua casa demorou quase três horas, na última sexta-feira. “Todos os dias fico pelo menos 30 minutos esperando o ônibus linha 300, no Terminal de Corrêas, para ir para casa, mas na sexta-feira foi demais. Saí do trabalho cansado, às 18h, demorei quase duas horas até o transbordo e depois mais uma hora esperando o coletivo. Já que tinha tanto turista nos distritos, o lucro poderia ser investido no transporte público, por exemplo, para melhorar a vida do cidadão petropolitano”, contou.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: