segunda-feira, setembro 13, 2010

Estrada atual será preservada para turistas

Com a construção da nova pista de subida da Serra de Petrópolis, a atual pista será transformada em Estrada Parque e nos trechos de perímetro urbano, em mão dupla, beneficiando comunidades como os Duques. Este foi o anúncio feito pelo diretor-presidente da Concer, Pedro Johnson, que não soube explicar quem será o responsável pela manutenção da estrada para que não se deteriore com o tempo.
Diante dos questionamentos feitos pelos moradores de Duque de Caxias e Petrópolis, Pedro Johnson disse que inicialmente a Estrada Parque será de responsabilidade da Concer, mas com o tempo, esta manutenção será feita por uma entidade a ser definida pelo Governo Federal, já que a estrada é federal. Ele frisou que desta maneira, as pessoas terão condições de apreciar a vista da Serra e a Mata Atlântica.
De acordo com o relatório de impacto ambiental, a Serra de Petrópolis está localizada dentro da APA-Petrópolis, que está localizada no Corredor da Mata Atlântica na Serra do Mar. Com as medidas a serem tomadas para preservar a atual subida da Serra, transformando-a em Estrada Parque, além do aproveitamento pela população, a fauna desta região, que conta com o projeto da Concer, Caminhos da Fauna, também será beneficiada.
No Estado do Rio, há um decreto do Governo do Estado (40.979-15/10/2007), que define os parâmetros para o estabelecimento de estradas-parque no Estado. De acordo com o decreto, considera-se estrada-parque a via automotiva que, inserida no todo ou em parte em unidade de conservação da natureza, possua características que compatibilizem sua utilização com a preservação dos ecossistemas locais, a valorização da paisagem e dos valores culturais e, ainda, que fomentem a educação ambiental, o turismo consciente, o lazer e o desenvolvimento socioeconômico da região onde está inserida.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: