quinta-feira, agosto 19, 2010

Vacinação contra poliomielite é prorrogada

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada pelo Ministério da Saúde, segundo a coordenação de epidemiologia do município, por conta da baixa procura. A mobilização contra a paralisia infantil aconteceu no último sábado. Em Petrópolis, a Secretaria de Saúde informou, através da assessoria de comunicação da Prefeitura, que 77,33% das crianças menores de cinco anos foram vacinadas, o que corresponde a, aproximadamente, 16 mil crianças. A meta era vacinar 95% das crianças.
Estamos vacinando e todo dia aparecem crianças para tomar a gotinha. No sábado, aqui no Centro de Saúde, fechamos o dia com 1009 crianças vacinadas. Normalmente vacinamos cerca de 1200. Então estamos prorrogando para ver se conseguimos fazer a cobertura do município”, explicou Fabíola Heck, enfermeira-diretora do Centro de Saúde.
De acordo com informações da Agência Brasil de notícias, a meta da segunda etapa é imunizar 14,6 milhões de crianças em todo o país. Um levantamento parcial indica que 10 milhões receberam a segunda dose no último sábado.
A vacina contra a poliomielite está disponível nos postos e centros de saúde durante todo o ano, mas o Ministério da Saúde orienta que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses durante a campanha nacional, mesmo que elas já tenham sido vacinadas anteriormente. Não é recomendado tomar a vacina crianças com problemas de imunodepressão, como pacientes com câncer, aids ou outras doenças que afetam o sistema imunológico.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: