quinta-feira, agosto 26, 2010

Petrópolis perdeu 75 mil metros quadrados de mata em 25 dias

Em apenas 25 dias, as queimadas já destruíram 75 mil metros quadrados de vegetação na cidade, o que representa cerca de sete campos de futebol. Só na região de Itaipava, foram 50 mil metros quadrados. De acordo com dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, foram 39 focos de incêndio a mais do que os registrados em agosto de 2009. Até ontem, a entidade registrou 40 ocorrências, 16 no primeiro distrito e 24 em Itaipava e arredores. As autoridades estão em alerta e pedem a ajuda da população. Para o relações públicas do Corpo de Bombeiros, capitão Ramalho, é preciso desenvolver um trabalho de conscientização, já que 80% dos casos de incêndio em vegetação são provocados pelo homem.
Os dados revelados pelo Corpo de Bombeiros são preocupantes. Só nos primeiros meses do ano, entre janeiro e junho, o número de ocorrências já ultrapassou o das registradas em todo o ano passado. Em seis meses, foram contabilizadas 140 queimadas em todo o município, número bem superior ao registrado em 2009 – 106 ocorrências. Em agosto os números também são assustadores. Foram 10 queimadas a mais do que o mês de junho, quando foram registradas 30 casos. Em 2010, fevereiro foi o mês, até agora, com maior índice de queimadas, 45.
A limpeza de terrenos, a queimada de lixo e os balões são os causadores dos incêndios. O tempo seco ajuda na propagação das chamas e as regiões dos distritos são as mais prejudicadas. Em 2007, a Reserva Biológica de Araras perdeu 500 hectares de floresta preservada e foram registrados 397 queimadas. A reserva abrange uma área de 3.833 hectares entre Petrópolis – Araras, Fazenda Inglesa, Roccio e Vale das Videiras – e Miguel Pereira. Outras localidades como Caxambu, Itaipava, Avenida Barão do Rio Branco, Quitandinha e Bingen também são locais bastante afetados pelas queimadas.
Na segunda-feira, homens do Corpo de Bombeiros foram chamados por moradores do Caxambu para combater um incêndio. Os morros e encostas da região são alvos constantes das queimadas. De acordo com o CB, a maior parte das ocorrências nesta localidade é criminosa. Por dia, são registradas de três a quatro focos de incêndio. Na última sexta-feira, o Corpo de Bombeiros de Itaipava contabilizou três queimadas em Pedro do Rio e na Estrada de Teresópolis.
Os meses de julho, agosto e setembro são os mais críticos, devido à pouca ocorrência de chuvas e a baixa umidade do ar. Em 2009, só neste período foram contabilizados 63 focos de incêndio. As autoridades estão em alerta e, de acordo com a meteorologia, a previsão é de tempo quente e seco até o final de semana. As queimadas atingem todo o Brasil e as regiões do Centro-Oeste e Sudeste são as mais atingidas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mais de 12 mil focos de incêndio foram registrados em todo o país. Mato Grosso lidera com um total de 4.007 focos, e em seguida aparece o Estado do Pará, com 3.427 casos.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта laconfraria.blogspot.com