terça-feira, agosto 10, 2010

Condições da estrada e preço do pedágio são alvo de críticas

As condições da estrada, principalmente na pista de subida, que apresenta ondulações, e o preço, considerado abusivo, da tarifa de pedágio são motivos de reclamações recorrentes entre usuários da BR-040. Acostumado a circular por rodovias de todo o Brasil, o caminhoneiro Jorge Lisboa, da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM), considera ruins as condições da estrada. “O piso na pista de subida da serra está em péssimas condições. Na descida, os remendos que eles colocam para fechar as fissuras entre as placas provocam uma trepidação muito grande e, com a neblina e o piso molhado, aumentam os riscos de acidentes, pois quase jogam o caminhão para fora da estrada. Em algumas partes, o piso não tem aderência. A sinalização é precária e não existe telefone público, o que é uma falha, já que em alguns pontos não há sinal para operadoras de celular. É complicado até mesmo para o motorista pedir socorro em caso de acidente ou pane no veículo. Já houve casos em que eu passei por um companheiro acidentado e precisei chegar próximo ao Mirante, nos Duques, para conseguir acionar o socorro, porque na rodovia o telefone não funciona”, lembra Jorge Lisboa.
A tarifa de pedágio também é considera abusiva em comparação a outras estradas federais. “Pagamos uma das tarifas de pedágio mais caras do Brasil. Temos três praças de pedágio em um trecho de 180 quilômetros, uma média de 60 quilômetros entre cada praça de pedágio. Com isso, pela média, pagamos a tarifa mais cara por quilômetro rodado”, conta Jorge Lisboa, que nesta semana esteve na Câmara de Vereadores e manifestou apoio à decisão do presidente da Câmara, vereador Bernardo Rossi, de promover uma manifestação contra um novo aumento na tarifa. “Fomos até a Câmara para dizer ao Bernardo que estamos prontos para unir forças com os vereadores nessa luta contra um novo reajuste na tarifa de pedágio da BR-040. É bom que a Câmara esteja brigando por isso. Nossa intenção é apoiar essa manifestação. Estamos dispostos a participar desse movimento contra o aumento do pedágio, pois juntos teremos mais força”, afirmou Jorge Lisboa.
Desde abril, a Câmara de Vereadores briga na Justiça pela revisão dos valores da tarifa de pedágio na BR-040 e por melhorias para os usuários da estrada. “A Câmara vai continuar lutando para impedir o aumento, pois hoje os petropolitanos pagam a tarifa mais cara no Brasil. Estamos tomando todas as providências que estão ao nosso alcance”, diz.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: