sábado, fevereiro 20, 2010

Petrópolis sofre com apagões desde novembro

Comerciantes perdem equipamentos e clientela por causa das quedas de energia; Ministério Público abriu inquérito
Proprietária do hotel Solar Fazenda do Cedro, em Pedro do Rio, Petrópolis, Beatriz Barros não aguenta mais tantos transtornos devido à falta de energia.

Ontem mesmo, faltou luz de 1h30m às 10h. Falhas no fornecimento têm sido frequentes desde novembro e chegaram ao ápice na terça-feira de carnaval, quando, além de Petrópolis, outros cinco municípios do Rio — Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Itaboraí e Maricá — sofreram um apagão conjunto.

— No vai e volta da energia, já perdi dois frigobares, uma geladeira e um freezer. Fora o prejuízo, sofremos um terremoto psicológico. Perdemos clientes e a cidade, a reputação. Um hóspede disse que deixou de ir para a Região dos Lagos por causa dos engarrafamentos e agora não vem mais para Itaipava por causa dos apagões — reclamou Beatriz.

O restaurante Locanda Della Mimosa, em Araras, também em Petrópolis, é outro estabelecimento onde os apagões têm causado transtornos.

— A falta de energia está se tornando um problema constante e se agravou nas últimas duas semanas. Além de equipamentos queimados, perdemos clientes.

Quem quer sair de casa na escuridão para jantar? — disse a funcionária Graça Rodrigues.

Empresas trocam acusações sobre apagão de terça Segundo a Ampla, concessionária de energia, neste verão têm ocorrido interrupções no fornecimento na Região Serrana devido a chuvas, com a queda de raios e galhos na rede elétrica.

Gerente de Marketing do Petrópolis Convention Bureau, Poliana Barbosa não acredita que o problema esteja relacionado ao mau tempo.

— Não choveu ou ventou forte em janeiro, por exemplo, e mesmo assim sofremos com a falta de luz — disse Poliana.

Quanto ao apagão da terçafeira de carnaval, o consumidor não sabe a quem reclamar. Como informou Flávia Oliveira em sua coluna Negócios & cia, do GLOBO, o problema provocou um mal-estar entre Furnas Centrais Elétricas e a Ampla. Segundo a concessionária informou em nota, “um desarme na subestação de Adrianópolis (em Nova Iguaçu) de Furnas Centrais Elétricas, que abastece o sistema da distribuidora, provocou a interrupção”. Já Furnas assegurou em nota que o apagão foi causado por problemas na subestação de Magé, pertencente à Ampla, “e não em linhas e equipamentos da subestação de Adrianópolis”.

Enquanto dura a queda de braço, o comércio contabiliza prejuízos. No shopping Estação, em Itaipava, a terça-feira de carnaval esteve mais para Quarta-Feira de Cinzas. Das 18h50m às 21h, houve várias quedas de luz, levando muita gente a deixar o centro comercial, onde funcionam 85 lojas.

— Nesse período, havia 2.300 pessoas no shopping, inclusive nos cinemas. As pessoas ficaram irritadas por causa do calor e da instabilidade do sistema.

Muitas foram embora — disse Renata Carvalho, gerente administrativa do shopping.

Na quarta-feira, moradores do Valparaíso, assim como de ruas do Centro Histórico, em Petrópolis, também ficaram às escuras.

As falhas no fornecimento de energia elétrica na cidade são alvo de um inquérito instaurado, em dezembro, pelo Ministério Público Federal.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: