domingo, fevereiro 07, 2010

Mantida operação para barrar acesso de carretas

Mais de 100 caminhões foram fiscalizados na operação desencadeada na tarde de sexta-feira pela Guarda Municipal e Polícia Civil. Os principais pontos foram Bonsucesso e Pedro do Rio, mas o trabalho foi realizado ainda no Arranha Céu, em Itaipava, e na Posse. Apenas no primeiro local foram 46 carretas e, destas, seis foram impedidas de entrar no município, já que, aparentemente, o objetivo era de apenas furar o pedágio. Porém, a circulação de veículos pesados no município e que o real destino não seja Petrópolis está proibida e garantida em lei.
O comandante da GM, Eliel Silveira, revela que em Pedro do Rio, uma média de 30 caminhões foram interceptados. “Apesar do número ser menor do que os parados em Bonsucesso, a maioria foi orientada a voltar para a estrada. Isso porque o destino não era Petrópolis. Ou seja, grande parte queria mesmo era desviar do pagamento da tarifa”, diz Silveira.
Ele lembra que os trabalhos serão mantidos e explica que o primeiro dia da operação serviu para perceber os principais horários de entrada e saída de caminhões na cidade. “Durante a semana, isso acontece nos inícios de manhã e fim de tarde, após às 17h. Mas, como já estava acontecendo, aos sábados e domingos dois guardas serão mantidos no local para fazer essa mesma fiscalização”, completa, salientando que apenas as carretas que farão entregas na cidade têm permissão para entrar. “Mas, a entrada por Pedro do Rio é autorizada apenas para aqueles que têm menos de 10 toneladas. Caso contrário, o motorista tem que procurar outro acesso”, diz, lembrando que o motivo é a ponte do distrito que suporta apenas esse peso.
Conforme Silveira, a operação será mantida até que diminua o número de caminhões passando por Petrópolis, com o único objetivo de furar o pedágio. “Acredito que isso não vai demorar muito porque a melhor propaganda é aquela feita de boca a boca. Um caminhoneiro irá passar para o outro até que todos estejam sabendo da fiscalização. Assim, vão parar de tentar entrar no município”. Mas, segundo ele, mesmo depois do fim do trabalho, as duplas de GM serão mantidas na cabine da Guarda com o objetivo de verificar as notas e comprovar o peso das cargas.
Um dos motivos que levam o motorista a fugir do pedágio é o alto valor das tarifas, hoje no valor de R$ 7,50 por eixo. No caso de um caminhão de seis eixos, por exemplo, a cobrança é de exatos R$ 45,00, considerada uma das mais caras do país. Vale lembrar que apenas para percorrer o trecho entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora, por exemplo, é necessário passar por três praças de pedágio da Concer – concessionária que administra a estrada, ou seja, o motorista que esteja indo para Minas Gerais é obrigado a desembolsar um total de R$ 135,00.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

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